25 outubro 2006

Cresce avaliação positiva do governo Lula

Tudo o que poderia acontecer de melhor, do ponto de vista do presidente Lula, parece cercar o desenlace da sucessão presidencial - apesar de tantos transtornos causados por "aloprados" em diferentes ocasisões. A despeito de todo o empenho das oposições, o governo alcança agora seus melhores índices de aprovação. Na Folha Online hoje:

Com 53% dos eleitores considerando seu governo ótimo ou bom, Luiz Inácio Lula da Silva superou numericamente o recorde de avaliação positiva de um presidente da República desde 1990, quando o Datafolha começou a realizar esta pesquisa -o índice anterior, de 52%, era do próprio Lula, em agosto deste ano.

Na pesquisa anterior, feita entre os dias 16 e 17 de outubro, o número dos que avaliavam o governo Lula como bom ou ótimo era 51% -o petista oscilou positivamente dentro da margem de erro de dois pontos.

A avaliação do governo como ruim ou péssimo permaneceu em 15%. Já o índice dos que julgam a gestão petista regular oscilou de 33% para 31%.

A nota média dada pelos eleitores ao presidente se manteve em 6,8, o número mais alto desde que Lula tomou posse.

Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, a melhora na avaliação positiva de Lula desde o início do segundo turno, quando era de 49%, pode ser explicada pela volta da propaganda eleitoral na TV, que exalta os feitos de sua gestão.

"A exemplo do primeiro turno, depois que começou a campanha na TV a avaliação positiva começou a aumentar, e a intenção de voto também."

Voto e avaliação - Sobre a relação de causa e efeito entre o crescimento dos que pretendem votar em Lula e o dos que avaliam bem seu governo, Paulino diz que "uma coisa alimenta a outra".

É o que mostra o cruzamento entre a avaliação e a intenção de voto na pesquisa Datafolha. Dos eleitores que declaram voto no petista, 79% consideram seu governo bom ou ótimo. Entre os que preferem Geraldo Alckmin (PSDB), apenas 16% qualificam a gestão do petista de tal maneira.

Chega a 35%, entre os eleitores do tucano, o índice dos que consideram o governo péssimo ou ruim - entre os eleitores do petista, é de apenas 1%.

Da mesma maneira que cai o número dos seus eleitores, a avaliação de Lula piora com o aumento de escolaridade e de renda familiar do entrevistado.

Entre os que só estudaram até o nível fundamental, 59% fazem uma boa avaliação do governo, que cai para 51% entre os que chegaram ao ensino médio e 35% entre os que têm ensino superior. O índice dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo é de, respectivamente, 11%, 14% e 30%.

Lula atinge 59% de bom ou ótimo na faixa dos que ganham até dois salários mínimos, 50% entre os que ganham de 2 a 5 salários, 45% entre os que ganham de 5 a 10 salários e só 33% entre os que recebem mais de dez salários mínimos por mês.

Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou use a use a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário: