15 outubro 2006

Eduardo lidera 2º turno com folga sobre Mendonça


Essa é a manchete do Diário de Pernambuco de hoje. Acima, um trecho da reportagem e ao lado a tabela com os números. Prenúncio de uma derrota acachapante para o candidato de Jarbas, números que medem o grau de agressividade crescente do ex-governador em relação ao candidato oposicionista.

A nova pesquisa do DIARIO DATA Associados mostra que o candidato do PSB ao governo do estado, o deputado federal Eduardo Campos (PSB), tem hoje ampla vantagem sobre a candidatura do governador e candidato à reeleição, Mendonça Filho (PFL), na corrida do segundo turno. A 15 dias das eleições, Eduardo está com 24 pontos percentuais de diferença sobre o percentual de votos válidos pró-Mendonça. Eduardo soma 62% dos válidos contra 38% de Mendonça. Os votos válidos excluem os nulos, os brancos e desconsideram os eleitores indecisos. A justiça eleitoral apresenta a totalização do resultado usando esta conta.
A equipe do instituto DIARIO DATA Associados esteve em campo nos dias 11 e 12 de outubro e ouviu 1.100 pessoas.

Considerando as intenções de votos da pesquisa estimulada, a diferença entre os dois candidatos é de 21 pontos percentuais. Eduardo tem hoje 55% da preferência do pernambucano e Mendonça 34%. Neste quadro, os indecisos e propensos a votar em branco representam 9% eos que pretendem anular o voto 3% (Veja gráficos e quadros ao lado). Na estimulada, o entrevistador mostra um disco com o nome dos concorrentes para que o eleitor aponte sua opção.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Para inserir sua opinião (mesmo usando a opção “anônimo”, assine para que possamos publicar), clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

Nenhum comentário: