04 setembro 2007

Saramago e sua trajetória

Saramago e a esposa Pilar del Rio
No Vermelho:
Próximo à aposentadoria, Saramago recorda sua trajetória
Por Fernanda Eberstadt (New York Times Syndicate)
Saramago ganhou fama no mundo de língua inglesa há duas décadas com a publicação de seu romance Memorial do Convento, uma história de amor picaresca situada durante a Inquisição portuguesa e escrita em uma veia fantástica que lhe valeu comparações com Gabriel García Márquez. Seus romances posteriores lhe renderam a reputação de profunda versatilidade.
Em sua parábola política de 1995, Ensaio sobre a Cegueira, uma cidade é reduzida à selvageria por uma misteriosa praga de cegueira. Fernando Meirelles, o cineasta brasileiro que dirigiu Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel, está atualmente fazendo um filme baseado no livro. Em outubro de 1998, Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.
Não é exagero dizer que Saramago, um membro do notoriamente linha-dura Partido Comunista de Portugal, considera sua fama literária acima de tudo como um meio de divulgar suas convicções políticas. Mas há cinco anos ele conseguiu provocar um escândalo mundial quando, em uma visita a Cisjordânia, ele comparou a situação nos territórios palestinos a Auschwitz.
Leia a matéria completa clicando aqui http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=24403

Um comentário:

Anônimo disse...

Saramago é uma das melhores "realizações" da Humanidade! Viva Saramago!
Rodolfo - Recife