13 setembro 2007

Prevenção da violência em debate

Boletim Diário da PCR:
Vice-prefeito do Recife abre Oficina sobre Prevenção da Violência
. Sensibilizar e incentivar os municípios a desenvolverem programas e políticas públicas na área da segurança e trocar experiências sobre o tema. Esses são alguns dos objetivos da I Oficina Regional de Formação de Gestores de Políticas Locais de Prevenção da Violência, aberta na manhã desta quinta-feira (13), no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina (zona Sul do Recife). O evento foi oficialmente aberto pelo vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que destacou a importância de se realizar encontros com o sentido de discutir idéias e refletir a atuação dos municípios no dia-a-dia. ”A Oficina é necessária para a troca de sugestões na questão do enfretamento da violência e debater a segurança pública”. O encontro foi organizado por grupos e entidades de segurança e cidadania, e teve o apoio da Prefeitura do Recife.
. Para o vice-prefeito, atualmente, a segurança do cidadão não deve ser apenas de responsabilidade das polícias. “Todos os gestores devem se inserir. Não é possível tratar segurança sem tratar de educação, planejamento urbanístico e outros”, afirmou. Segundo a diretora executiva do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (ILANUD), Paula Miraglia, organizadora da oficina, as palestras foram pensadas para uma mudança de paradigma da segurança pública. “Os municípios devem se envolver, são uma ponta de atuação importante na questão da violência”, frisou.Karla Menezes, secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, destacou a receptividade dos gestores das cidades da RMR, e reafirmou a importância de conhecer e trocar experiências na intenção de haver maior integração. “Fazer uma reflexão sobre programas de políticas públicas é necessária no contexto atual”. Já Djalma Paes, secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, lembrou os índices de violência das grandes cidades e disse que “a FNP senti-se honrada em participar da abordagem do tema de políticas públicas para a segurança, a fim de transformá-las em realidade”. A oficina foi composta em três módulos, com a duração de aproximadamente 12 horas, divididas entre esta quinta (13) e sexta-feira (14)
. Também participaram da abertura do evento, o secretário estadual de Ressocialização, coronel Humberto Viana; e a representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Cristina Vila Nova. Na platéia, diversas outras autoridades e gestores de municípios da Região Metropolitana do Recife.
Foto: Fernando Silva

Nenhum comentário: