21 outubro 2008

Renildo na Rádio Folha

No Blog da Folha:
Para Renildo, não é hora de definir chapa majoritária para 2010
Por Larissa Brainer
Da Folha de Pernambuco
. O prefeito eleito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), evitou fazer projeções ou lançar nomes para uma possível chapa ao Senado, em 2010. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, hoje, o deputado federal preferiu adotar uma postura cautelosa sobre o assunto, afirmando que a eleição "ainda está muito longe". "Não há porque definir isso agora. A chapa nacional ainda não está resolvida e a chapa local tem excelentes nomes e muitos pretendentes, que é o mais importante", disse ele.
. Calheiros acrescentou ainda, que acredita na possibilidade de Pernambuco fazer um candidato a vice-presidente da República, o que também contribui para evitar "precipitações". Para ele, o momento atual não é para estabelecer disputas, mas para discutir opções e procurar a unidade política entre todos os aliados. "É preciso muita conversa. A falta de maturidade política e de união jogaram foram a eleição em Petrolina. É uma falta de lucidez muito grande disputar vagas dois anos antes da eleição. É preciso ter paciência", avaliou.
. Paciência, inclusive, é o que o prefeito eleito tem pregado, tanto para a transição, quanto para seu mandato. Segundo ele, ainda não é tempo de iniciar o processo de mudança de gestões. "Olinda hoje, é um canteiro de obras, não quero imobilizar a administração para cuidar da transição. É preciso que as pessoas permaneçam focadas na conclusão do que está em andamento", disse ele, antecipando que pretende começar a transição no final do próximo mês.
. Calheiros evitou demonstrar favoritismo quanto a nomes para mesa diretora da Câmara Municipal, que no próximo ano, contará com 15 parlamentares da base governista. "Pretendo interagir, participar, mas não vou lançar nomes. Minha preocupação é evitar confusão. Quero muita união", disse. Quanto à composição de governo, Calheiros disse que não pretende manter todos os nomes que estão à frente das secretarias, apenas alguns, embora não tenha revelado quantas ou quais. Outras duas pastas serão criadas na gestão do comunista: Turismo e Esportes. "A primeira, vai cuidar além do turismo, do desenvolvimento econômico da cidade. A segunda surgiu porque queremos dar uma dimensão maior à área", explicou.

Nenhum comentário: