14 outubro 2008

Desigualdade: tempo futuro

. Se continuar no ritmo atual, a redução da desigualdade de renda entre negros e brancos pode chegar a perto de zero em 2007.
. A surpreendente conclusão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007, que revela uma queda continuada do padrão de desigualdade.
. Hoje a renda per capita dos negros representa menos da metade da renda domiciliar per capita dos brancos. Essa desigualdade, no entanto, começou a cair a partir de 2001. Até 2007, um quarto da diferença diminuiu. Isto representa, segundo os pesquisadores, a possibilidade de que haja igualdade na renda domiciliar per capita por volta de 2029.
. Mas a redução da desigualdade até agora não pode ser atribuída à redução da discriminação racial necessariamente, segundo o IPEA. Por causa do grande percentual de negros nas camadas mais pobres da população, a melhoria na distribuição geral da renda teve reflexos diretos na redução de desigualdades por raça.

Nenhum comentário: