29 outubro 2008

Em cima do fato

. O papel indispensável do Estado como indutor do desenvolvimento econômico e regulador do sistema financeiro – tese fundamental dos que almejam um projeto nacional de desenvolvimento – foi destacado ontem pelo presidente Lula, em Salvador, durante a realização da 9ª Cúpula Brasil-Portugal.
. “Teve uma época, por muito tempo, em que os políticos andaram de cabeça baixa diante do neoliberalismo. O que estou defendendo não é o Estado se intrometer na economia, mas é o Estado que tenha força política para regular o sistema financeiro”, disse o presidente, discursando ao lado do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.
. Mais: “Fomos eleitos, assumimos compromissos com o povo, e o Estado, diante da crise mundial, volta a ter papel extraordinário, porque todas essas instituições que negaram o papel do Estado na hora da crise procuram o Estado para socorrê-las da crise que elas mesmo criaram”.
. O presidente, que nessa matéria em geral é evasivo, agiu em cima do fato, sob o calor da crise mundial que joga pelo ralo as teses neoliberais.
. Que essa venha a ser a compreensão do conjunto da equipe de governo.

Nenhum comentário: