20 outubro 2008

Alimentando privilégios

. O Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados) é o mais democrático dos três poderes da República, permeável à presença de parlamentares vindos das camadas populares. Mas é majoritariamente conservador, refletindo a correlação de forças real na base da sociedade, suas distorções, suas desigualdades.
. A pesquisa realizada pela socióloga Laura Frade, da Universidade de Brasília, registrada ontem pelo Jornal do Commercio, atesta o caráter conservador do parlamento. Ela revela que “de 646 projetos sobre criminalidade apresentados na última legislatura, 626 tratavam de agravar penas e restrições (96% do total). No mesmo período, apenas duas propostas tiveram como alvo o chamado crime do colarinho branco”.
. O alvo principal são os criminosos considerados pobres.
. O levantamento contempla projetos apresentados entre 2003 e 2006 e está no livro Quem mandamos para a prisão?, da editora Liber.

Um comentário:

Clóvis Campêlo disse...

Caro Luciano:
Penso que o Congresso Nacional reflete o pensamento elitista das instituições brasileiras.
Por isso, considero importantíssimo a eleição de parlamentares ligados ao movimento popular, aos movimentos sindicais e à igreja progressista, desde que não sejam cooptados...