04 fevereiro 2009

Meu artigo de toda quarta-feira no Blog de Jamildo (JC Online)

João da Costa e a Câmara Municipal
Luciano Siqueira


Não se deve entender a presença do prefeito João da Costa na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal, segunda feira última, como mero gesto de cortesia. O discurso que pronunciou – preciso e abrangente -, mais do que a reafirmação de princípios e intenções, refletiu a disposição de dar um passo adiante na abordagem dos problemas cruciais da cidade no contexto metropolitano e do atual ciclo de crescimento econômico que se dá no estado e na Região. Propôs o prefeito a construção de um plano estratégico para o desenvolvimento da cidade nos próximos dez anos. Mais: convidou a Câmara Municipal para compartilhar essa empreitada com o Executivo.

João da Costa retoma, assim, uma idéia nutrida no início do primeiro governo liderado por João Paulo que não fomos capazes de concretizar.

É que todo governo que se pretende efetivamente de mudanças experimenta permanente tensão entre o imediato e o estratégico. Vislumbra a necessidade de abordar as questões candentes numa perspectiva de longo prazo, estruturante; e no entanto se vê cotidianamente mergulhado na tentativa de resolver demandas de ontem, que o consomem.

Nos nossos dois governos sucessivos recém-finalizados avançamos muito. Iniciamos um novo ciclo marcado pela democratização da gestão; pelo incremento de políticas públicas orientadas pelo ideal de uma cidade fisicamente organizada, economicamente sustentável e socialmente justa; e pela resistência às políticas neoliberais vigentes. Superamos paradigmas, ousamos mudar a base conceitual e técnica de importantes políticas públicas, alteramos atitudes. A introdução do conceito do saneamento integrado, a reformulação do conteúdo e da forma do Orçamento Participativo, a implantação da política da assistência social em sintonia com a LOAS são algumas expressões disso.

Entretanto, por falta de fôlego ou agilidade não fomos capazes de construir um plano estratégico mirando a evolução da cidade na próxima década.

A tarefa agora retomada pelo novo prefeito impõe-se como prioritária - inclusive na agenda da Câmara Municipal.

Cidade pólo da metrópole que abriga mais de três milhões e meio de habitantes, o Recife tem diante de si novas demandas, desafios e oportunidades que se apresentam em decorrência do novo ciclo de crescimento econômico que se inicia em Pernambuco, a partir dos empreendimentos industriais de ponta situados no Complexo Portuário de Suape, que implica em impactos sobre a vida da cidade. Uma situação nova na qual se impõe a prioridade de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico com distribuição de renda, ampliação do emprego, valorização do trabalho, sustentabilidade ambiental e afirmação de nossa identidade cultural.

Isso se dará, na abordagem estratégica proposta por João da Costa, mediante amplo diálogo com a sociedade.

À Camara Municipal caberá um papel relevante nesse diálogo.

Nenhum comentário: