17 fevereiro 2009

O peso do Banco do Brasil

. Houve tempo – no tempo de FH e seus seguidores – que a sanha privatista que atingiu estatais de importância estratégica para o desenvolvimento do país ameaçou seriamente o Banco do Brasil, que passaria à iniciativa privada.
. Era o primado ta tese neoliberal do Estado mínimo.
. No tempo atual – de Lula e das forças desenvolvimentistas -, onde se reconhece o papel decisivo do estado como indutor do crescimento econômico, o Banco do Brasil cumpre seus muitos papéis.
. O BB irá atuar no crédito á habitação de baixa renda, atuando no financiamento de imóveis para setores de baixa renda, apesar de se segmento não ser o foco da instituição, informa hoje a Folha de S. Paulo.
. A decisão é em função de que a Caixa Econômica Federal encontra dificuldade para levar o mercado atingir a meta de financiamento do governo – 500 mil unidade neste ano e 500 mil no seguinte. A intenção do Planalto é anunciar o pacote de habitação popular depois do Carnaval.
. Seus maiores benefício estão sendo direcionados para os trabalhadores com renda até dez salários mínimos (R$ 4.650). Segundo estimativas do governo, é nessa camada da população que estará a maior parte de demanda por imóveis nos próximos 15 anos (Mais de 70%). Lula também quer reforçar a base eleitoral para fazer seu sucessor em 2010.

Nenhum comentário: