27 fevereiro 2009

Midia parcial

Carta Maior, do blog de Rodrigo Vianna:
Contra PSDB, jornais exigem provas
. Imagine se um ex-assessor do governo da Bahia, do PT, tivesse morrido, poucos dias antes de depor ao Ministério Público, num caso que envolve corrupção? Imagine as manchetes a essa altura: "Ex-assessor petista aparece morto em Brasília". Seria manchete semana inteira, com matéria na Veja, e editorial na Folha.
. Em 2005, Roberto Jefferson deu uma entrevista exclusiva à Folha, em que lançava dezenas de acusações contra o governo federal. Foi nessa entrevista, também, que Jefferson cunhou a expressão "Mensalão". Vocês se lembram da manchete da Folha de S. Paulo na época? Não? Então, relembremos: "PT dava mesada de R$ 30 mil a parlamentares, diz Jefferson".
. Agora, comparemos com o título da última sexta-feira (20/02/2009 - no "pé" da primeira página da Folha), sobre a denúncia do PSOL de Luciana Genro contra Yeda Crusius, governadora do PSDB:"Sem provas, PSOL acusa tucanos de corrupção no RS".
. Por que este "sem provas" tão cuidadoso, no título da última sexta-feira (20/02/2009)? Por uma questão de isonomia, o correto seria "Governo tucano tem corrupção e caixa dois, diz PSOL".
. Por que o mesmo "sem provas" não apareceu na manchete quando Jefferson deu sua entrevista?

Nenhum comentário: