30 abril 2009

Livres das injeções de insulina

Ciência Hoje Online:
Uso de células-tronco e quimioterapia gera resultados inéditos no tratamento de diabetes tipo 1
. Um novo tratamento poderá livrar portadores de diabetes tipo 1 das aplicações de insulina. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto testaram o uso de células-tronco dos próprios pacientes após o emprego de um curto período de quimioterapia para tratar a doença. O resultado inédito foi a volta da produção de insulina pelos pacientes e a suspensão por tempo indeterminado das injeções do hormônio na maioria dos casos.
. O diabetes tipo 1 acomete principalmente crianças e jovens. Mais rara que o diabetes tipo 2, a doença é considerada uma disfunção do sistema imune, que resolve atacar as células do corpo produtoras de insulina, um hormônio que regula o nível de açúcar no sangue. Como o organismo produz cada vez menos insulina, os pacientes são obrigados a receber injeções diárias da substância por toda a vida.
. “Essa é a primeira vez que pacientes conseguem voltar a produzir insulina”, comemora o endocrinologista Carlos Eduardo Couri, um dos autores do estudo. “Normalmente, os níveis do hormônio no sangue dos diabéticos reduzem-se a cada ano, mas nós conseguimos o contrário.”
. O estudo começou em 2003, quando 23 pacientes com diabetes tipo 1 recém-diagnosticado tiveram o sangue coletado. Durante cinco dias, eles passaram por sessões de quimioterapia, tratamento que representa uma forte agressão ao sistema imune. No sexto dia, os pacientes receberam as células-tronco extraídas do sangue coletado e elas promoveram a regeneração de seu sistema imunológico.
. Leia a matéria na íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/143751

Nenhum comentário: