25 julho 2009

Luciana no governo (1)

Folha de Pernambuco:
Secretaria dá novo fôlego a Luciana Santos
. Nomeada para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB), mantém-se fiel à orientação do governador Eduardo Campos (PSB) de não discutir 2010 agora. Mas assegura que continua firme no propósito de disputar uma vaga na Câmara Federal. Com o respaldo institucional recém-adquirido, a caminhada rumo a Brasília pode tomar novo fôlego. Desde o final das eleições municipais de 2008, quando fez seu sucessor, Renildo Calheiros, a comunista aguardava um chamado do Campo das Princesas. Especulações davam conta de que ela seria conduzida à pasta de Esportes, hoje sob o comando do interino, George Braga, seu correligionário e presidente municipal do seu partido. Com a efetivação de Braga no comando, ontem, o PCdoB viu-se contemplado nas duas secretarias.
. Após o anúncio das nomeações, Luciana disse não ter sido surpresa a sua indicação à vaga do ex-secretário Aristides Monteiro. “O governador há tempo que vem com essa intenção de construir uma composição com as pessoas que vivenciaram experiências administrativas que é o meu caso e de João Paulo. Ele desde o iníco que tinha essa vontade, apenas não tinha montado a equação mais correta e nem tinha o momento mais exato que achou por bem que fosse agora”, assinalou Luciana.
. Ela disse ter sido comunicada de sua alocação na semana passada, “quando Eduardo Campos conversou com Renildo e Alani Cardoso - presidente estadual do PCdoB)”. Companheiro de Eduardo Campos de Câmara Federal, Renildo teria tido papel fundamental nas costuras para levar Luciana ao primeiro escalão. Por outro lado, o mérito da comunista, eleitoralmente falando, segundo fontes palacianas, residiria no fato de ela ser um cabo eleitoral em potencial para a reeleição do socialista.
. Questionada sobre o impulso que sua pré-candidatura estaria recebendo, ela desconversou: “A responsabilidade da gente vai ser muito serviço, muito trabalho para poder cada vez mais impulsionar ações da secretaria. Na verdade, a secretaria já vem a todo vapor. Aristides Monteiro vinha desempenhando muito bem o papel de secretário de Ciencia e Tecnologia, investindo em cursos profissionalizantes, política de combate à erosão marinha, destino de resíduos sólidos, uma série de ações que vêm dando passos efetivos, e nossa ideia é agilizar, integrar e dar continuidade”.
Foto: Sérgio Bernardo/Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: