21 outubro 2018

Emocionado depoimento militante

Inamara Mélo
Carta aos meus familiares
Inamara Mélo, no Facebook

“Li não. Vou esperar virar filme”. Essas palavras ficaram dias ecoando em minha cabeça. Foram a resposta de um primo no zap a um texto sobre o risco de eleger um candidato que apoia a tortura. Depois de ver o noticiário, com as pesquisas eleitorais apontando que só um grande acontecimento será capaz de mudar o que parece ser o nosso destino, me peguei pensando que tudo isso um dia pode mesmo virar filme. E com certo medo, percebo que posso estar nele.

Já não tenho a ambição de mudar o voto de familiares que, para minha tristeza, se mostram convictos em sua preferência eleitoral. No entanto, senti uma enorme necessidade de saber se estes meus queridos familiares - aqui sem nenhuma ironia, pois são pessoas às quais nutro um grande afeto - se dão conta de que sou uma militante comunista. De que meu companheiro é dirigente nacional de um partido comunista. De que entre os nossos amigos, gente que frequenta a nossa casa, estão pessoas que foram presas e torturadas pelo regime militar. Trabalhamos juntos. Conhecemos sua integridade e a justeza de suas ideias. Comungamos com elas. Será que meus familiares desconhecem que o que aconteceu à gente como Alanir Cardoso não foi filme? Poderia ter sido... Alanir - ex-presidente estadual do PCdoB, sucedido justamente por meu companheiro - foi encapuzado, colocado dentro de uma veraneio por homens armados com metralhadoras e levado para os porões do DOI-CODI, no Recife, e depois para um quartel do Exército localizado em Brasília, locais em que durante 74 dias foi alvo de sessões de tortura, de choque elétrico a pau-de-arara. Viveu anos de uma rotina de sofrimento. No presídio na Ilha de Itamaracá, ficou preso por quatro anos e meio. O crime por ele cometido foi lutar pela democracia. Sabe o que ele, a sua companheira e outros camaradas que um dia foram perseguidos se diferem do que somos e pensamos? Apenas o momento...

Alguém pode dizer que estou apelando, pois no plano de governo de Bolsonaro não inclui a tortura. Ou que a sua eleição não significa que teremos de volta a ditadura. Sobre isso, pergunto: será mesmo que meu medo não tem razão de ser? Eu, comunista que sou, não deveria temer a eleição de um militar que exalta os torturadores e diz que o problema é que eles “deviam ter matado uns 30 mil ao invés de torturar”? Será mesmo que um militar, que diz que vai compor o governo com outros generais, tratará de se manter num regime democrático, respeitando os direitos civis de quem a ele se opuser? 

Com a curiosidade de quem busca entender, procurei ver o que estes meus familiares compartilham em suas redes sociais e o que justificaria o apoio destemido ao ex-capitão. Encontrei, num post de uma amada tia, de que são os infratores os que temem seu governo. Por isso, a ela me reporto aqui. Tia, não compactuo com o mal feito. Nem com a corrupção. Não faço parte de uma organização criminosa. Nestes onze anos de convivência com meu companheiro, do que mais me orgulho são a sua retidão e hombridade. Não somos infratores, nem defensores do mal, como as palavras por você publicadas nos fazem parecer. Somos gente solidária. Que preza pelo coletivo e pelo bem comum. Que respeita os outros e trabalha duro. Não entendo o comunismo como religião e muito menos sou seguidora do diabo. Acredito nos valores cristãos e tento praticá-los cotidianamente.

Hoje chego à conclusão de que o que fizemos de errado nossa vida inteira, eu e meus companheiros, foi não nos fazer entender. Há quase 20 anos participo de governos progressistas. Neles, nunca assisti nada que se parecesse a uma proposta de tornar o Brasil uma Venezuela. Vi, sim, muitos projetos que ajudaram a melhorar a vida do povo. Assisti também políticos de direita e de esquerda que erraram e se corromperam. Não em um partido, mas em vários. Pela TV, vi casos escandalosos de malas de dinheiro que infelizmente ficaram impunes. Sou mais uma brasileira a repudiar esse tipo de política. Mas como foi que o conceito de gênero, aceito e adotado pela ONU em acordos internacionais por 170 países para explicar tão somente as razões da opressão das mulheres, passou a ser tratado no Brasil como “ideologia de gênero”, como se em algum momento quiséssemos alterar a sexualidade das crianças? Trabalho na Secretaria da Mulher e nunca ouvi falar do kit gay.

Sabe, tia...Fico pensando o que sentiram as bruxas queimadas pela inquisição. Os judeus mortos na câmara de gás. Os políticos perseguidos pelo regime militar. Como eles devem ter se sentido incompreendidos e injustiçados! Todos eles tinham parentes que certamente choraram seus mortos... Parece um tempo distante, mas a história é cíclica. E em todos os períodos em que a humanidade misturou a religião ao poder do Estado, a razão foi suplantada pelo dogma. Do que lhe adianta dizer que simplesmente não existe nenhum projeto da esquerda que obriga as igrejas a casarem homossexuais? O tal projeto fala de um direito civil, não religioso. Você acha que eu não deveria tratar com respeito e dignidade uma pessoa homossexual? 

Não propomos estatizar os veículos de comunicação para proibir narrativas contrárias ao partido. Sou jornalista. Na Universidade a gente aprende que o jornalismo deveria buscar a imparcialidade, tentando traduzir para a opinião pública as diferentes opiniões de uma sociedade. Assim como acontece em outros países capitalistas. É isso que defendemos.

Meu texto já se alonga e não dei conta de pontuar tudo que me chamou atenção em sua timeline. Vejo-me na obrigação de pontuar apenas duas coisas: Assim como você, desejo ver o país livre de tantas injustiças. E não queremos criminalizar o cristianismo. Temos o maior orgulho por ser um deputado do meu partido o autor da Lei de liberdade de culto, escrita na Carta Magna em 1946, depois anexada ao Art. 5º da Constituição de 1988. Temos profunda convicção sobre a necessidade do respeito às mais diferentes religiões, assim como aos diferentes posicionamentos políticos, para o avanço da civilidade. Mas tenho muito medo de regimes onde o direito de pensar diferente não seja respeitado. 

Por isso não temos segurança sobre qual será o futuro com a eleição de Bolsonaro. Daqui a alguns anos, talvez possamos conversar sobre essa carta. Ou não, se essa história um dia virar filme e eu não puder assisti-lo com você.

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2KURJOl
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: