04 outubro 2018

Povo versus elite


Pesquisas: eleição será batalha entre ricos e pobres
Blog Nocaute

Repetindo o cenário das últimas eleições presidenciais no Brasil, o embate entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) será uma batalha entre ricos e pobres.

Segundo dados da última pesquisa Ibope, divulgados nesta quinta-feira (4), o candidato petista concentra o eleitorado de menor escolaridade e renda enquanto o capitão tem o apoio dos mais ricos e mais escolarizados. Dentre os com escolaridade até a 4a série, Haddad está com 34% – o dobro de Bolsonaro, com 17%. Já entre os com ensino superior, o capitão aparece com 43% e o petista com 14%.

Quando o citério é renda, a divisão entre os candidatos se mantém clara: Haddad vai melhor com quem ganha até um salário mínimo (33% versus 19%) e Bolsonaro detém a larga maioria dos votos de quem ganha mais de 5 salários mínimos (51% a 11%).

A regra se aplica também à distribuição de votos pelas regiões do Brasil:  o petista tem mais votos no Nordeste, onde tem 36% a 21%, e Bolsonaro no Sul, onde vence por 40% a 14%.

O capitão também ganha com folga entre a população branca (37% a 18%). Entre pretos e pardos, Haddad tem uma leve vantagem (29% a 26%).

Além dos mais ricos e escolarizados, Bolsonaro também domina o eleitorado evangélico (43% a 16%). Entre os católicos, os candidatos empatam com 27% cada.

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2KURJOl
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: