29 setembro 2022

Pode ser domingo

Pesquisa Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos e mantém chances de vitória no primeiro turno

Há uma semana, o ex-presidente tinha mesmo percentual pelo cálculo que exclui indecisos e votos brancos e nulos. Bolsonaro tem 36%
Marlen Couto, O Globo

 

A nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com chances de ser eleito para um novo mandato já no próximo domingo. O petista tem 50% dos votos válidos, mesmo percentual da semana passada. Já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), atinge 36% dos votos válidos no primeiro turno, ante 35% na pesquisa anterior.

Pela margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou menos, Lula teria de 48% a 52% dos votos válidos se a eleição fosse hoje. Só é dispensada a realização de segundo turno caso algum candidato obtenha maioria absoluta na votação marcada para 2 de outubro.

O cálculo dos votos válidos desconsidera brancos e nulos e os eleitores que não responderam. A conta é comparável à utilizada pela Justiça Eleitoral na hora da apuração oficial.

O candidato Ciro Gomes (PDT) tem 6% dos votos válidos. A senadora Simone Tebet (MDB) chega a 5% por esse cálculo. Já Soraya Thronicke (União Brasil) marca 1%.

Os apoiadores de Ciro e Tebet foram nas últimas semanas um dos focos da campanha de Lula, que intensificou a busca pelo chamado “voto útil” para tentar vencer a eleição sem a necessidade de uma disputa em segundo turno.

O ex-presidente angariou novos apoios na reta final da campanha, inclusive de artistas que antes declaravam voto em Ciro. As investidas do petista incomodaram o candidato do PDT e Tebet, que reagiram contra Lula em discursos e propagandas na TV, no rádio e na internet.

Considerando os votos totais, Lula oscilou um ponto para cima e agora tem 48%. Já Bolsonaro soma 34%, também um ponto a mais que na semana anterior. Ciro marca 6% e Tebet soma 5%. Votos em branco e nulo são 3%. Outros 2% afirmam não saber em quem votar. Na pesquisa espontânea, quando a lista de candidatos não é apresentada, esse índice chega a 11%.

Leia também: Fake news sobre urnas, pesquisas e TSE dominam retórica da mentira https://bit.ly/3BQHoup

O Datafolha questionou os entrevistados sobre a decisão do voto: 85% dos eleitores estão totalmente decididos em que irão votar para presidente, número que é puxada pelos eleitores de Lula e de Bolsonaro. Os que dizem que ainda podem mudar de voto são 15%. Na última pesquisa, na semana passada, 18% diziam que ainda podiam mudar de candidato.

Os eleitores com voto decidido estão em menor número entre os entrevistados que apoiam Ciro e Tebet. Entre os que escolhem o candidato do PDT, 54% dizem estar totalmente decididos, índice que é de 62% entre os hoje eleitores da emedebista.

Ainda segundo o instituto, Lula é citado como segunda opção de voto por 21% dos eleitores que ainda podem mudar de ideia. O petista está empatado tecnicamente com Ciro, que é citado por 19%.

Vantagem de Lula entre mulheres e mais pobres

Nos estratos, Lula segue com vantagem em grupos que representam a maioria do eleitorado. Entre as mulheres, o petista está 22 pontos à frente de Bolsonaro (53% dos votos válidos a 31%). A vantagem cai para seis pontos entre os homens (47% a 41%).

No eleitorado com renda familiar até dois salários mínimos, Lula tem 32 pontos de vantagem nos votos válidos (59% a 27%). Ao longo da campanha, não houve impacto do aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e de outras medidas econômicas anunciadas pelo governo. Nas faixas com maior renda, que têm peso menor entre os eleitores, o atual presidente tem desempenho melhor. No grupo com renda de 5 a 10 salários, ele chega a 50% dos votos, contra 35% de Lula.

O país também segue com votos distintos a depender da religião do eleitor. Lula segue com vantagem entre católicos (57% a 29%), enquanto Bolsonaro lidera entre os evangélicos (53% a 32%).

No Sudeste, não houve mudança no placar. Lula lidera com 45% dos votos válidos, contra 38% de Bolsonaro. O petista segue com ampla vantagem no Nordeste (66% a 23%), enquanto o atual presidente agora aparece numericamente à frente no Sul, com 46%, ante 41% de Lula. Os dois estão empatados no limite da margem de erro para a região, que é de cinco pontos.

No Centro-Oeste, Bolsonaro tem 45% e Lula tem 41%. No Norte, o petista tem 45% e o candidato do PL marca 42%. Nas duas regiões, os candidatos também estão empatados na margem de erro.

Rejeição

Ainda segundo a pesquisa, mais da metade do eleitorado (52%) não Contratado pela “Folha de S.Paulo” e TV Globo, o Datafolha entrevistou presencialmente 6.800 eleitores de todo o país entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09479/2022.votaria em Bolsonaro de jeito nenhum. Os que dizem não votar em Lula somam 39%.

Já a avaliação do governo Bolsonaro ficou estável. De acordo com o Datafolha, 44% dos brasileiros reprovam o governo. Os que aprovam são 31%, e os que consideram regular são 24%.

O Datafolha também mediu um cenário de segundo turno. Lula teria 54%, contra 39% de Bolsonaro. Na comparação com a semana passada, o atual presidente variou um ponto para cima e o petista tem o mesmo resultado.

Leia também: Na boca da urna, qual programa? https://bit.ly/3fplfvA

Nenhum comentário: