26 setembro 2022

Distância que se consolida

Veja a distância atualizada entre Lula e Bolsonaro no Ipec a partir de pesquisas em todos os estados

Segundo cálculos do estatístico Raphael Nishimura, pesquisas estaduais reforçam possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno
Dimitrius Dantas, O Globo

 

O agregado das pesquisas estaduais realizadas pelo Ipec/TV Globo nas últimas semanas aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de votos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33% (14 pontos de distância), segundo cálculo feito pelo estatístico Raphael Nishimura, da Universidade de Michigan. O resultado foi obtido a partir da reunião das pesquisas mais recentes feitas pelo Ipec em todos os estados no Brasil e no Distrito Federal. O instituto irá divulgar uma nova pesquisa nacional nesta segunda-feira, às 18h na GloboNews. No último levantamento, Lula.

O resultado obtido por Nishimura é feito com base nas pesquisas locais em cada estado, nas quais os entrevistadores também perguntam sobre o voto sobre a disputa para a Presidência. Por isso, é possível estimar o resultado nacional a partir dos 27 levantamentos. O estatístico utilizou pesquisas feitas de 6 de setembro até 23 de setembro. Como a soma do número de pessoas entrevistadas em todos os estados é de 28.016 entrevistas, a margem de erro caiu para entre 0,7% e 1,3%.

— No entanto, é importante ressaltar que mudanças nas intenções de voto do eleitorado entre as diferentes datas de campo dessas pesquisas não são captadas por esses cálculos. Precisamos ver esses resultados como uma média ao longo desses períodos — explica Nishimura.

De acordo com o resultado, além de Lula e Bolsonaro, Ciro teria 5% das intenções de voto e Tebet, 4%. Outros 5% dizem que irão votar em branco ou nulo e mais 5% dizem que ainda estão indecisos.

Para a turma de Lula agora “santinhos” fazem a diferença https://bit.ly/3SeQTdN

Nenhum comentário: