29 setembro 2022

Enio Lins opina

TRAIÇÃO COM DIGITAL EXPOSTA

Enio Lins, tribunahoje.com

 

Briga familiar faz parte da história da luta pelo poder, em todos os tempos. Roma, por exemplo, testemunhou o punhal de Brutus descendo sobre seu padrinho César, nos idos de março do ano 44 a.C., e em junho de 1497 o assassinato de Giovani Bórgia gerou suspeitas sobre seus irmãos César e Godofredo (os três eram filhos do Papa Alexandre VI). Não foram grandes surpresas.

Na França moderna
, talvez o grande escândalo político/familiar tenha sido a reação da madame Le Pen às provocações machistas de seu ex-marido, que a mandou arranjar uma colocação de empregada doméstica. Ela procurou a revista Playboy e se propôs a fazer um ensaio erótico, nua, como numa faxina. Publicado na edição de 10 de junho de 1987, sujou a carreira de Jean-Marie Le Pen, então astro do neofascismo francês. Apesar da criatividade do gesto, alguma incisiva resposta dela era esperada.

O clã do Jair
 se abalou com a guerra entre ele e a ex-esposa 02, Ana Cristina Valle, que se sentindo lesada na separação, em 2007, acusou formalmente Jair Messias de várias falcatruas, como lhe furtar um cofre de banco, ocultar patrimônio, receber pagamentos não declarados e agir “com desmedida agressividade”. Ela pediu apoio diplomático para deixar o País como forma de garantir a própria vida. Em 2018, num acordo com o ex, voltou ao Brasil para tentar a carreira política, sem sucesso até agora. Mas os conflitos do casal eram notórios, sem surpresas.

Em Alagoas
, o deputado Arthur Lira vive um tumultuado processo pós-separação de Jullyene Lins, sua ex-esposa e atual candidata a deputada federal, que apresenta um extenso rol de acusações – e que está impedida por decisões judiciais de fazer essas denúncias durante a atual campanha –, mas esse quadro também não é novidade.

Novidade mesmo
 é um pai tentar impedir a eleição do filho, até então seu correligionário e apoiador. Luís teve Paulo como auxiliar na presidência da Assembleia durante anos, depois o apoiou como seu substituto no Legislativo, depois o prestigiou como governador-tampão, foi prestigiado de volta, e, sem aviso, tentou um cavalo-de-pau na reta de chegada. O inesperado ataque tem a digital bolsonarista bem visível, e não teve efeito significativo sobre a liderança de Paulo Dantas, que segue como primeiro colocado, mas é uma prova do que os seguidores do mito podem fazer em termos de golpes e traições – inclusive familiares. [Ilustração: Amarildo]

Leia também: Na boca da urna, qual programa? https://bit.ly/3fplfvA

Nenhum comentário: