27 setembro 2022

Mundo em transição

BRICS precisa fortalecer parceria no combate à política de poder e hegemonia unilateral, diz chanceler chinês

Global Times


Quando o conselheiro de Estado chinês e ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, o ministro indiano das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, e o ministro das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, em Nova York, na reunião dos ministros das Relações Exteriores do BRICS durante a Assembleia Geral da ONU, ele enfatizou a precisam trabalhar juntos para salvaguardar o sistema global centrado na ONU em face do impacto da política de poder e da hegemonia unilateral. 

Os países do BRICS devem priorizar as questões de desenvolvimento nas sessões da ONU em andamento e resistir firmemente à dissociação e às barreiras tecnológicas, observou Wang. A política de poder e a hegemonia unilateral prejudicam severamente o multilateralismo, e várias formas de "pseudo-multilateralismo" estão se tornando cada vez mais confusas, disse ele. 

Os países do BRICS devem assumir a liderança na salvaguarda do sistema internacional centrado na ONU, impulsionando conjuntamente a ordem global em uma direção mais justa e razoável. Também é necessário focar no desenvolvimento de longo prazo e nas necessidades práticas dos países do BRICS e avançar constantemente no processo de expansão de membros, disse Wang. 

À medida que o Ocidente liderado pelos EUA incita o confronto ideológico e as tensões geopolíticas em um mundo volátil com desrespeito ao bem-estar de seu povo, os mercados emergentes e os países em desenvolvimento, representados pelos estados membros do BRICS, estão se tornando uma força importante na condução do crescimento econômico global e na manutenção do mundo. paz, observaram os observadores. 

Também durante a AGNU, os ministros das Relações Exteriores da Índia, EUA, Japão e Austrália se reuniram na sexta-feira em sua primeira reunião como parceiros do Quad, de acordo com relatos da mídia. Eles enfatizaram o compromisso do grupo com um Indo-Pacífico "livre e aberto" e se opuseram a quaisquer "ações unilaterais que busquem mudar o status quo ou aumentar as tensões na região", que alguns meios de comunicação descreveram como uma referência à China. 

"Nos últimos anos, a governança global enfrentou sérios desafios, especialmente após a crise na Ucrânia. Sob tais circunstâncias, o papel do BRICS na segurança global tornou-se muito mais aparente e importante", disse Feng Xingke, secretário-geral do Fórum Financeiro Mundial e diretor do Centro para BRICS e Governança Global, ao Global Times em entrevista recente. 

Os países do BRICS devem injetar energia positiva nas relações internacionais e devem construir barreiras para a governança de segurança global, "continuando a praticar o multilateralismo genuíno para combater o pseudo-multilateralismo dos pequenos grupos liderados pelos EUA", disse Feng. 

Ao contrário do Quad - mecanismo liderado pelos EUA para conter a China com base na mentalidade da Guerra Fria e armamento da cooperação econômica, a cooperação do BRICS sempre defendeu o conceito de respeito mútuo e sempre insistiu na cooperação ganha-ganha e no desenvolvimento comum, que também serve como vozes de mercados emergentes, comentaram especialistas. 

Zhao Gancheng, pesquisador do Instituto de Estudos Internacionais de Xangai, disse ao Global Times no sábado que "pseudo-multilateralismo" se refere ao confronto de campo liderado pelos EUA com base na mentalidade da Guerra Fria visando outros países que eles tratam como um inimigo imaginário. além de defender uma cooperação real. O "pseudo-multilateralismo" contraria o multilateralismo orientado pela Carta da ONU e ameaça romper a tendência geral de paz e desenvolvimento da situação internacional. 

O BRICS é um modelo de multilateralismo onde cinco países membros possuem valores ideológicos diferentes, mas sempre capazes de buscar uma cooperação comum baseada em interesses comuns, apesar dos desafios, observou Zhao. 

Além disso, mais países expressaram sua vontade de aderir ao BRICS, por exemplo, além do Irã e da Argentina, que se inscreveram oficialmente para aderir. Arábia Saudita, Turquia e Egito também sinalizaram a intenção de buscar adesão ao grupo, de acordo com relatos da mídia. 

Com a participação da Índia nas reuniões do BRICS e do Quad, alguns especialistas chineses a consideraram um exemplo da estratégia de equilíbrio diplomático de Nova Délhi. Mas eles acreditam que os benefícios que a Índia pode e obterá com os BRICS são insubstituíveis por aqueles de outros agrupamentos ou mecanismos. Além disso, a Índia sempre evitou tomar partido entre as grandes potências para manter sua independência estratégica, disseram especialistas. 

A participação da Índia no BRICS é unir os países emergentes na luta pela ordem política e econômica internacional, barganhar com os países ocidentais desenvolvidos e garantir os interesses da Índia. Mesmo que tenha tensões bilaterais com a China, a Índia protegerá esse mecanismo, disse Long Xingchun, pesquisador sênior da Academia de Governança Regional e Global da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim e presidente do Instituto de Assuntos Mundiais de Chengdu, em recente 
artigo de comentário publicado no Global Times .

Mas Zhao observou que tentar andar em ambos os lados das ruas só criaria uma estrada mais estreita para a Índia. 

Nos últimos anos, a Índia utilizou o fato de que alguns países ocidentais trataram a China como a principal ameaça e desafio para atender seus próprios interesses, mas a Índia e os outros membros do Quad adotaram uma postura diferente ao lidar com a chamada ameaça da China. , disse Zhao. 

Os países membros devem ficar atentos para saber se a Índia se tornará um spoiler sob o mecanismo do BRICS para atender aos requisitos dos EUA e do Japão, observou ele.  

Para a turma de Lula agora “santinhos” fazem a diferença https://bit.ly/3SeQTdN



Nenhum comentário: