21 setembro 2022

Vexames em sequência

Quatro comícios e um funeral: a turnê eleitoral de Bolsonaro em Londres e NY

Presidente busca votos no velório da rainha, faz discurso de candidato na ONU e tenta disfarçar desdém dos líderes globais
Bernardo Mello Franco, O Globo

 

Com dificuldade para gerar fatos novos no Brasil, Jair Bolsonaro foi gravar vídeos de campanha no exterior. Às vésperas do primeiro turno, o capitão torrou dinheiro público em Londres e Nova York. A viagem será lembrada pela tentativa de arranjar votos no funeral da rainha.

Convidado para o velório de Elizabeth II, Bolsonaro rasgou a fantasia de presidente e se comportou como candidato. Aboletou-se na sacada do embaixador brasileiro e fez comício para uma claque uniformizada em verde e amarelo.

Num momento vexatório, militantes bolsonaristas hostilizaram o aposentado Chris Harvey, que reclamou da algazarra e pediu respeito ao luto dos britânicos. Em outro, disseram a repórteres da BBC de Londres que eles não seriam bem-vindos à própria cidade.

O embaixador Fred Arruda não se constrangeu com o uso privado do prédio público que lhe serve de residência. Além de consentir com os abusos, disse não conhecer “honra maior” que a companhia de Silas Malafaia, dublê de pastor e animador de campanha.

O capitão escolheu um posto de gasolina para fazer o segundo comício. Comparou o preço do combustível em libras e em reais, sem citar a diferença entre o poder de compra de britânicos e brasileiros.

Ele encerrou a turnê londrina com novas ameaças golpistas. Atacou os institutos de pesquisa, repetiu a lorota do “Datapovo” e disse que só perde a eleição se ocorrer “algo de anormal” na apuração dos votos no TSE.

Em Nova York, Bolsonaro voltou a usar a tribuna das Nações Unidas como palanque. Recitou seu slogan eleitoral, atacou o ex-presidente Lula e mentiu sobre a gestão da pandemia, a violência no campo, os assassinatos de mulheres e a corrupção. Ignorado pelos líderes globais, encenou reuniões com governantes de direita da Polônia e do Equador.

Depois da passagem pela ONU, o capitão fez o quarto e último comício da turnê. Levou sua comitiva a uma churrascaria, subiu na cadeira e despejou um discurso pontuado por palavrões. “Além de imbrochável, sou outras coisas também!”, proclamou o presidente em fim de mandato. Seus seguidores responderam em coro: “Mito! Mito! Mito!”.

[Ilustração: Aroeira]

Eleição de deputados federais é estratégica https://t.co/xB8HCLa4I1

Nenhum comentário: