A estranha idéia de um segundo ministério do planejamento
Esse amigo de vocês detesta precipitações. O comedimento, o equilíbrio e a sensatez ao emitir opiniões não fazem mal a ninguém. Como ensina a sabedoria milenar chinesa, “que não pesquisa não tem direito à palavra”.
Pois bem. Mas nada impede de compartilhar com vocês a surpresa diante das notas publicadas ontem e hoje na imprensa sobre um suposto intuito do presidente Lula de criar um “ministério do longo prazo”, uma espécie de Ministério do Planejamento II.
Seria uma Secretaria Especial de Ação de Longo Prazo, responsável pelo planejamento e pela manutenção de programas do governo numa perspectiva de futuro, com status de ministério, à qual estariam acoplados o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), atualmente subordinado ao Ministério do Planejamento, e o Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE).
Em nossa modesta compreensão, o planejamento do governo, a cargo do ministério especifico, já teria obrigatoriamente de se inspirar nessa visão, digamos, estratégica.
Então, mais um ministério seria fator de dispersão.
Um comentário:
Essa parece coisa de "aloprado". Sua opinião é certa. Para que esse ministério? E ainda mais para esse tal de Mangabeira, que recentemente pedia oimpeachment do presidente e o acusava de corrupto.
Um amigo meu costuma de dizer que às vezes Lula tem razões que a própria razão desconhece. Parece que ele está certo.
Gosto do seu blog, continue assim,atualizado, variado e com assuntos importantes.
Arthur Bomfim
Postar um comentário