20 abril 2007

Monopólios do varejo

No Valor Econômico:
. Em uma das maiores operações no setor de varejo dos últimos anos, a rede Carrefour está muito perto de comprar o Atacadão e, com isso, reassumir a liderança do ranking de supermercados, perdida em 2000. No início da semana, o grupo francês obteve direito de exclusividade para negociar a compra da rede atacadista e é grande a chance de que a operação seja fechada nos próximos dias.
. O negócio é estimado em cerca de R$ 2,5 bilhões. O Carrefour estaria disposto a fazer o pagamento integralmente em dinheiro. Mesmo afastado das negociações, o Pão de Açúcar ainda corre por fora e poderia, no limite, elevar sua proposta na tentativa de voltar ás conversas, possibilidade considerada remota.
. A grande tacada do Carrefour foi fazer uma proposta firme de preço antes da entrega das demonstrações financeiras do Atacadão auditadas pela Deloitte. Outros concorrentes aguardavam essas informações para definir um preço. No ano passado, contingências encontradas pelos interessados nas auditorias interromperam o arrastado processo de venda do Atacadão, iniciado em 2003.
. No ano passado, a rede atacadista, de controle familiar, fez uma limpeza em seu balanço e reconheceu contingências de R$ 200 milhões. Também passou por uma reestruturação societária, que agregou em uma única empresa todos os ativos colocados à venda.
. A disputa pela liderança entre as redes de varejo brasileiras está mais acirrada do que nunca. O último ranking publicado, com base no faturamento do ano passado, dá ao Pão de Açúcar o primeiro lugar, com R$ 16,5 bilhões, seguido pelo Wal-Mart, com R$ 12,9 bilhões. O Carrefour, que ocupava a vice-liderança até 2005, caiu para terceiro, muito próximo ao Wal-Mart.
. Nascido no Paraná, o Atacadão opera no chamado "atacarejo", uma combinação entre o atacado de auto-serviço e o hipermercado, considerado um dos modelos mais promissores para o setor no Brasil.

Nenhum comentário: