08 maio 2007

Angra 3 na berlinda

No Conversa Afiada:
PINGUELLI: NUCLEAR OU HIDRELÉTRICA?
. O coordenador do Programa de Planejamento Energético da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Luiz Pinguelli Rosa, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta segunda-feira, dia 07, que a idéia de se construir uma terceira usina nuclear em Angra dos Reis “não é um absurdo completo” (clique aqui para ouvir).
. “A idéia de construir Angra 3 não é, ao meu ver, um absurdo completo. Pode-se discuti-la porque já houve uma parte dos equipamentos que foram comprados pelo Brasil e estão aí armazenados”, disse Pinguelli, que também foi presidente da Eletrobrás.
. Mas, segundo o próprio Pinguelli, construir Angra 3 não basta. Ele disse que é preciso fazer uma “análise comparativa com as outras opções”.
. Pinguelli disse que o Brasil ainda pode usar também o potencial hidrelétrico que tem. Segundo ele, é preciso “medir” os benefícios e os problemas dos modelos propostos para geração de energia.
. Luiz Pinguelli disse que, no que diz respeito ao investimento, uma usina hidrelétrica é mais barata do que uma usina nuclear. Já sobre a questão de poluição, Pinguelli disse que depende do ponto de vista porque a hidrelétrica emite gases poluentes que uma usina nuclear não emite. Mas a usina nuclear gera rejeitos radioativos que podem ser perigosos.
. “Sem dúvida (a hidrelétrica) é mais barata, se tomarmos os dados disponíveis até hoje. O custo de Angra 2 foi um disparate. Já o ‘polui menos’ precisa ser qualificado. Ela polui menos de um ponto de vista”, disse Pinguelli.
. Segundo Pinguelli, é preciso “ter sensatez e falar a verdade inteira. O que eu ouço o tempo todo são meias verdades. Cada um aponta os benefícios da sua opção e os malefícios da outra”.
. Leia a íntegra da entrevista de Luiz Pinguelli clicando aqui http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/430501-431000/430872/430872_1.html

Nenhum comentário: