27 outubro 2007

Ainda sobre a pesquisa

Na Folha de Pernambuco, por Marileide Alves
Siqueira: pesquisa reforça tese

O prefeito do Recife em exercício, Luciano Siqueira (PCdoB), disse ontem que a pesquisa sobre a sucessão do prefeito João Paulo (PT), realizada pelo Ipespe, “deve ser levada em conta”. Para o comunista, o levantamento reforça a tese de mais de uma candidatura, defendida com afinco por ele e pelo deputado federal Silvio Costa (PMN). Mesmo longe do Recife - ele cumpria ontem agenda em São Paulo -, Siqueira fez questão de tecer comentários sobre a sondagem. Apesar de considerá-la prematura, Luciano admitiu que a pesquisa é “útil” tanto para os aliados quanto para a oposição. “É muito interessante. Como percepção de tendências é útil para nós e para os opositores”, avaliou.

Na sondagem do Ipespe, o cenário é o seguinte: Mendonça Filho, do DEM, com 28%; Carlos Eduardo Cadoca (PSC) somou 25%; Raul Henry (PMDB) e Sílvio Costa Filho (PMN), com 7%, e João da Costa (PT) e Luciano Siqueira (PCdoB), com 5%.

O comunista disse se sentir honrado com a lembrança do seu nome por 5% do eleitorado. “Isto pode significar que o caminho que o PCdoB está percorrendo para construir minha candidatura está dando resultados positivos”, observou. Ele também analisou a posição do deputado estadual Sílvio Costa Filho (PMN). Para Siqueira, “o potencial” de Sílvio Costa Filho “deve ser levado em conta”, apesar de o deputado negar que seja postulante ao pleito. “Embora esteja atuando nesse sentido (como candidato). E acho que ele está correto”, comentou, fazendo menção aos outdoors espalhados pela cidade com os feitos do parlamentar.

Quanto ao fraco desempenho dos petistas João da Costa e Maurício Rands, Siqueira considerou natural. Na opinião do pré-candidato do PMDB, Raul Heny, “qualquer pesquisa neste momento é muito preliminar”. O pré-candidato pelo PSC, Carlos Eduardo Cadoca, não quis comentar os números.
Foto: Arquivo da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: