22 outubro 2007

O Bloco e as eleições municipais

Esclarecendo aos me perguntam por telefone e por e-mail, a propósito das declarações do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, no Jornal do Commercio de sábado.

Especificamente sobre o Bloco de Esquerda (PCdoB, PDT, PSB, PMN, PRB, PHS), constituído na Câmara dos Deputados e estruturado em alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, dentre outros.

No almoço que tivemos, Renato, Luciana Santos e eu, na sexta-feira, com o governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas, o tema veio à tona a partir de considerações acerca do cenário nacional. Porém sem um foco específico na realidade do Recife.

A concepção dos integrantes do Bloco é de que se deva analisar cada estado caso a caso, respeitando as realidades locais. Sem açodamento.

Daí que uma provável candidatura do PCdoB à Prefeitura do Recife não tem que ser necessariamente patrocinada pelo Bloco de Esquerda. Pode ser mais ampla, ou não. Tudo depende do cenário a ser apresentar no início de 2008.

Foi nesse sentido que se pronunciou Renato, referindo-se portanto a uma linha geral.

No que diz respeito à nossa provável candidatura, isto sim, ele agregou a variável nacional: o propósito dos comunistas de disputarem o pleito com candidatos próprios na maioria das capitais.

Nenhum comentário: