31 outubro 2007

César Leal na Academia

Boletim Diário da PCR:
O prefeito em exercício de Recife, Luciano Siqueira, prestigiou nesta terça (30), a posse do professor emérito da UFPE, César Leal, na Academia Pernambucana de Letras (APL) em solenidade realizada a partir das 20h. O novo membro ocupará a Cadeira 23 da APL.

Segundo Siqueira, a posse do novo acadêmico é um reconhecimento pela sua obra. “César é um grande escritor, um porta de fôlego, revolucionário no conteúdo e na linguagem, além de ser um crítico literário muito profundo, com uma dimensão não só da poesia, mas da literatura de um modo geral. É uma homenagem justa à cultura pernambucana”, ressaltou. Ele ainda lembrou que o novo acadêmico foi, durante muitos anos, responsável pelo caderno de cultura do Diário de Pernambuco, onde pôde favorecer a expressão da literatura e da poesia do Estado, ajudando a projetar muitos autores que apenas despontavam em suas carreiras.

No ano passado, Leal já havia sido agraciado com um dos maiores prêmios da Academia Brasileira de Letras (ABL), o Machado de Assis, pelo livro Dimensões Temporais na Poesia e Outros Ensaios, obra que recebeu especial destaque da crítica.

César Leal - Nascido em 20 de março de 1924, na cidade de Saboeiro, Ceará, César Leal é autor de 20 livros de poemas e ensaios, além de ser o fundador do curso de pós-graduação em Letras e Lingüística da UFPE. Ganhador de inúmeros prêmios nacionais e internacionais, entre os quais o “Olavo Bilac” (1987), da ABL, e o “Menendez y Pelayo” (1976), do Instituto de Cultura Hispânica, o professor emérito de Teoria da Poesia, Crítica Literária e Literatura Brasileira possui ainda o título de Cidadão Honorário do Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário: