20 outubro 2007

Hipótese plausível

Jornal do Commercio:
PCdoB leva nome de Siqueira ao bloco de esquerda
Presidente do partido defende candidatura própria em acordo com o bloco liderado pelos socialistas
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rebelo, reforçou ontem a intenção de lançar o vice-prefeito Luciano Siqueira candidato à Prefeitura do Recife em 2008. Mas deixou claro que dependerá de ampla negociação com os demais partidos do bloco de esquerda formado no Congresso Nacional(PCdoB, PSB, PDT, PMN, PRB e PHS), principalmente com o PSB do governador Eduardo Campos, presidente nacional da sigla. “A primeira instância de discussão é dentro do bloco de esquerda. Não faz sentido termos mais de uma candidatura. Nas capitais, o bloco deve ter candidato único. Os critérios existem e vamos chegar a um entendimento”, afirmou ontem, em passagem pelo Recife.

Rebelo reconheceu o peso do PSB nesse processo por comandar o governo do Estado. Ele teve ontem um encontro com Eduardo no Palácio do Campo das Princesas. Tratou do apoio a candidatos a prefeito nas capitais pertencentes aos partidos do bloco. A conversa não foi conclusiva quanto a nomes, mas ficou acertado a oficilização do bloco também em Pernambuco até o final do ano, a exemplo do que já ocorreu em São Paulo, Rio e Minas. Rebelo revelou já ter recebido sinal verde do presidente nacional do PDT, ministro Carlos Lupi (Trabalho), à candidatura.

O PCdoB pretende lançar candidato em 14 capitais, incluindo o Recife. Mas Rebelo ponderou que o partido não será inflexível com o projeto. “Não teremos candidatura a todo custo. Onde houver negociação e for interessante ao bloco, faremos uma composição”, advertiu. São Paulo (Aldo Rebelo), Rio (Jandira Feghali), Belo Horizonte (Jô Moraes), Porto Alegre (Manuela D´Ávila), São Luís (Flávio Dino) e Aracaju (Edvaldo Nogueira - reeleição) são algumas capitais que o partido deve encabeçar chapa.

Rebelo anunciou para os dias 12 a 15 de dezembro, em Belo Horizonte, uma convenção de sindicatos e federações de trabalhadores para a criação da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), central sindical capitaneada pelo PCdoB como contraponto à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Apesar de terem boa representatividade, os comunistas, afirma Rebelo, ficaram sem espaço na CUT, de maioria petista. Para respaldar sua criação, a CTB precisa da adesão de no mínimo 5% de trabalhadores sindicalizados do País.

JANTAR - O jantar do PCdoB para arrecadar verba para a construção de uma sede própria em São Paulo, realizado em Boa Viagem, no Recife, reuniu políticos de vários partidos. Pré-candidatos à PCR, o ex-governador Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal Raul Henry (PMDB) compareceram ao ato e fizeram elogios ao vice-prefeito. Mendonça frisou a “convivência cordial e democrática” com o comunista e garantiu que, caso ambos sejam candidatos, não partirão para a “agressão”.

Nenhum comentário: