31 outubro 2007

Projeto Casa Brasil é inaugurado no Recife


No Boletim Diário da PCR:

Nesta terça-feira (30), às 10h, o prefeito em exercício, Luciano Siqueira, participou da cerimônia de inauguração da primeira unidade do Projeto Casa Brasil, em Pernambuco. A instituição começou a funcionar no Centro Social Urbano (CSU) Eraldo Gueiros, em Peixinhos, sob a coordenação da Prefeitura do Recife.

A Casa Brasil é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo minimizar a desigualdade social em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Através desse centro a comunidade passa a ter a possibilidade de manusear as ferramentas de informática. Assim, oferecemos um espaço de transformação para as pessoas”, disse Luciano Siqueira.

A cerimônia contou com a presença da prefeita de Olinda, Luciana Santos, dos secretários adjuntos de Serviços Públicos, Antônio Valdo, e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Aurélio Molina. Além do coordenador do Projeto Nacional Casa Brasil, Alexandre Carvalho e do integrante da banda Etnia, Canhoto.A unidade da Casa Brasil de Peixinhos conta com telecentro, equipado com 20 computadores conectados à internet de banda larga, com software livre e acesso gratuito para a comunidade. A unidade também disponibiliza laboratório de informática, sala de leitura com mil títulos, além de laboratório multimídia e auditório.

O secretário Paulo Dantas destacou a parceria entre os municípios de Recife e Olinda. “Através dessa parceria podemos cuidar das pessoas e garantir a população o acesso ao conhecimento e tecnologia. Buscamos a popularização e democratização da tecnologia e da ciência”, comentou. Para Luciana Santos o nascedouro é fruto de uma luta antiga da comunidade. “O nascedouro se transformou na possibilidade de inserir as pessoas na era digital, garantindo a população o processo de desenvolvimento comunitário”.
Foto: Fernando Silva

Nenhum comentário: