11 outubro 2008

Nova arma contra o câncer de pele

Ciência Hoje Online:
Pomada submetida a irradiação de luz é capaz de matar células cancerosas em testes com gatos
. Um grupo de pesquisadores brasileiros acaba de patentear uma pomada que poderá ser usada para tratar o câncer de pele, doença de grande incidência no Brasil. Submetido à irradiação de uma fonte de luz específica, o produto é capaz de matar as células cancerosas. A eficácia da terapia foi comprovada em testes com gatos.
. Esse tipo de tratamento, que combina a emissão de um feixe de luz e a aplicação de um fármaco fotossensível, é chamado de terapia fotodinâmica. Desde o primeiro estudo sobre a aplicação dessa terapia em tumores humanos, publicado em 1978, seu uso para tratar o câncer vem crescendo em todo o mundo.
. A abordagem desenvolvida agora consiste na aplicação, sobre a região afetada pelo tumor, de uma pomada que estimula as células a produzirem uma substância sensível à radiação luminosa. Depois, a região é exposta a uma fonte de luz com comprimento de onda capaz de provocar uma reação com essa substância e gerar compostos químicos (chamados espécies reativas do oxigênio) que causam a morte das células tumorais.
. Veja a matéria completa http://cienciahoje.uol.com.br/129517

Nenhum comentário: