23 maio 2009

Por que Serra não consegue crescer?

Inaldo Sampaio, no seu Blog:
. Saiu mais uma pesquisa do Vox Populi sobre a intenção do eleitorado brasileiro para presidente da República.
. Nada de novo se vê nos números, salvo o não crescimento da oposição, que continua com o mesmo percentual das duas últimas campanhas presidenciais: em torno de 43%.
. O instituto simulou vários cenários e no mais provável deles, com Serra (36%), Dilma (19%), Ciro Gomes (17%) e Heloísa Helena (8%), o candidato do PSDB tem menos de 40% de intenções de voto, percentual que não o animaria, hoje, a largar o governo de São Paulo para tentar a presidência da República.
. Sem Ciro Gomes na disputa, que é um cenário igualmente possível, o governador de São Paulo cresceria 7 pontos (43%), Dilma três (22%) e Heloísa Helena três (11%).
. Como é bastante improvável a pré-candidata do PSOL sustentar esse percentual com pouco mais de um minuto de televisão, a maioria dos seus votos tende a migrar ou para Dilma ou para Ciro, sabendo-se que ela está mais próxima desses dois, doutrinariamente falando, do que do PSDB-DEM-PPS.
. Também não foi nenhuma novidade Dilma ter crescido 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior realizada um ano atrás. Afinal, 23% dos eleitores dizem que votam “com certeza” em qualquer candidato apoiado pelo presidente Lula, ao passo que 41% poderão votar, dependendo de quem seja o candidato.
. Conclusão: há uma cabeça de burro enterrada no projeto político do PSDB. Nunca, em tempo algum, da “era” Lula para cá, seus candidatos alcançaram o patamar de 50% de intenções de voto, o que seria largada confortável em direção ao Palácio do Planalto.
. Para se eleger presidente da República, Serra tem que “comer” alguma fatia do bolo que votou em Lula em 2002 e 2006. E isso até agora não aconteceu.

Nenhum comentário: