17 maio 2009

Cirurgia & diabetes: a palavra de João Veiga

João Veiga é um médico cirurgião de reconhecida competência e exemplar conduta ética. Foi secretário da Saúde de Olinda e emprega sua ciência e arte ao serviço público. Veja esse texto que escreveu em resposta ao amigo Luiz Berto (do Jornal da Besta Fubana), a propósito de "cirurgias para cura" de pacientes com diabetes:

Estou recebendo muitas perguntas sobre uma cirurgia "criada" para curar diabetes e perder peso. Não teria melhor veículo que o JBF para responder a mais de uma centena de perguntas catalogadas. São mais de 36.000 acessos no último mês.

A obesidade mórbida é tratada de várias maneiras, desde diminuição da ingesta com dietas até as "famosas" cirurgias para obesos. São cirurgias com grande eficiência em perder peso e um alto índice de recidiva da obesidade em 5 anos ou mais. Ou seja, mais de 70% dos pacientes voltam ao seu peso anterior em 5 anos.

Todas as cirurgias para obesidade diminuem a glicemia e por tabela a diabetes, todas. Muitas pessoas estão sendo submetidas a uma cirurgia "criada" para curar diabetes e diminuir o peso comendo de "tudo". Não há indicação médica nessas intervenções. Os pacientes são quem indicam ou "querem" a cirurgia. Pagam e fazem.

A cirurgia "inventada aqui" já é feita desde os anos 50 e em 1978 foi escrito um livro reunindo a casuística de vários serviços médicos em todo o mundo em relação à cirurgia de by pass jejuno-ileal, para melhor compreender, é uma cirurgia que diminui o intestino delgado e o camarada evacua mais e absorve menos nutrientes importantes.

Estou criando um portal sobre OBESIDADE MÓRBIDA onde poderemos melhor esclarecer sobre essa doença que é a obesidade.

Quanto à cirurgia "milagrosa", converse com seu médico, de preferência endocrinologista sobre os riscos.

Só mais um dados: No livro publicado em 1978 sobre a referida cirurgia foi colocado que 8% das dos pacientes que foram submetidos a essa cirurgia, ficaram com CIRROSE. (João Veiga).

Nenhum comentário: