15 outubro 2011

Ainda o título de Cidadão do Recife

No site do nosso mandato http://www.lucianosiqueira.com.br/:
Emoção na entrega do título ao novo Cidadão do Recife
 . Familiares, amigos, ex-colegas da Faculdade de Medicina, parlamentares, secretários estaduais e municipais, artistas, escritores, dirigentes, filiados e militantes do PCdoB lotaram o plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife e compartilharam dos momentos de pura emoção e poesia registrados durante a solenidade de entrega do título de Cidadão do Recife ao deputado Luciano Siqueira realizada na tarde desta quinta-feira (13).
. Emocionado, Luciano lembrou sua trajetória no Recife, desde que chegou à cidade ainda adolescente. Falou de suas primeiras impressões do Recife, de seu tio Paulo Rosas, de sua passagem pelo MCP – Movimento de Cultura Popular, culminando nas lembranças da Faculdade de Medicina, de sua cassação juntamente com outros dois colegas de faculdade pela ditadura militar, da reação dos estudantes que liderou, a ida para a clandestinidade e a prisão e as torturas a que foi submetido nos tempos de chumbo.
. “Eu estou sendo acolhido pela cidade. De fato são 51 anos de convivência com a cidade do Recife. Aqui eu fiz tudo. Aqui eu me formei como gente, aqui eu defini meu destino, aqui eu fiz quase todos os meus melhores amigos e amigas, que são muitos”. Aqui eu conheci Luci, aqui eu me tornei pai de Tuca e Neguinha, aqui eu ganhei essas duas preciosidades que são os meus netos Pedro e Miguel. Portanto, eu só tenho sim de dizer, muito obrigado Audísio Costa (autor da proposição do título), muito obrigado Almir Fernando (vereador), muito obrigado companheiros e companheiras vereadores da cidade do Recife, muito obrigado por escreverem em um diploma, registrar em ata e cunharem em uma medalha que a partir de hoje sou de fato e de direito um cidadão do Recife. Somente hoje o Recife me diz e me escuta dizer eu te amo”, agradeceu o parlamentar, em meio aos aplausos.
. Luciano registrou ainda sua satisfação em voltar a ocupar a tribuna da Casa de José Mariano e agradeceu a atenção que sempre recebeu por parte dos vereadores e funcionários da Casa. “Vocês sempre cuidaram de mim”, disse referindo-se aos servidores dos diversos departamentos da Câmara. Quebrando o protocolo, Luciano recebeu o título ao lado da esposa, Luci Siqueira.
Saudação - Antes do discurso do homenageado, o vereador Almir Fernando (PCdoB) ocupou a tribuna para ler o discurso de saudação ao novo recifense de direito. Ele substituiu o proponente da honraria, ex-vereador Audísio Costa, que de acordo com o regimento da Casa não poderia ocupar a tribuna para fazê-lo. Almir Fernando traçou a biografia de Luciano, sua formação intelectual e pessoal, a militância política, passando por sua atuação no movimento estudantil da época, a luta contra a ditadura e pela redemocratização do País, bem como passagem pela Assembleia Legislativa, na década de 1980, Câmara Municipal do Recife (2009-2010) e a volta a Assembleia em 2011.
. Presente à solenidade o prefeito do Recife, João da Costa (PT) destacou: “É um reconhecimento a tudo o que Luciano Siqueira fez e contribuiu para o Recife. Ele, que é uma pessoa importante para a esquerda da cidade, para a militância, enriqueceu a cidade com sua cultura”.
Muitos amigos - Além do prefeito João da Costa, centenas de pessoas compareceram à homenagem, entre elas o ex-ministro e empresário Armando Monteiro Filho; o artista plástico e escultor Abelardo Hora; escritor Jomard Muniz de Brito; poeta Cida Pedrosa; deputados estaduais Rodrigo Novaes, Teresa Leitão e Zé Maurício; secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja; secretários municipais do Recife José Bertotti, Gustavo Couto, Cláudio Ferreira e Henrique Leite; secretários municipais Antônio Nelson (Goiana), Tereza Miranda (Saúde) e Marcos Belfort (Transporte), de Olinda.
. Presenças ainda do ex-deputado Luciano Moura; vereador Marcelo Santa Cruz (Olinda); vereador Sílvio Moura (Paulista); vereadores do Recife Carlos Gueiros, Priscila Krause, Inácio Neto, Liberato Costa Júnior, Marcos de Bria e Romildo Gomes, que presidiu a mesa; Clodoaldo Torres, presidente da Sanear; Carlos Calado, reitor da UPE – Universidade de Pernambuco; Gilson Edmar, ex vice-reitor da UFPE; Pedro Simões, do Sebrae; vereadores de Igarassu; Ivan Fitipaldi, do Ministério da Cultura; representantes da Rede Globo, Unimed e Associação dos Docentes da UFPE.
. Também participaram dirigentes, filiados e militantes do PCdoB, entre eles Alanir Cardoso, presidente do Comitê Estadual; George Braga, Paulo Dantas; Antonieta Trindade; Zélito Passavante; Valéria Silva, da CTB; Ossi Ferreira. Presentes à solenidade ainda Thauan Fernandes, presidente da UEP – União dos Estudantes de Pernambuco; representantes da Unegro – União de Negros pela Igualdade, além de integrantes do Comitê Municipal do PCdoB de Olinda.
Da Redação do site

Nenhum comentário: