22 janeiro 2012

China precisa cada vez mais de minério brasileiro

. Desde que iniciaram uma sequência de aumento, os estoques do minério do País nos principais portos da China já subiram quase 13%, noticiam o site Ig Ultimo Segundo.
. Os estoques de minério de ferro importado do Brasil nos principais portos da China voltaram a aumentar nesta semana, algo que vem ocorrendo semanalmente desde o início de dezembro. Nesta semana, os estoques do produto brasileiro no maior importador mundial de minério aumentaram 1,42%, na comparação com o período anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela consultoria industrial Mysteel.
. Os estoques do Brasil totalizaram 26,39 milhões de toneladas na semana. Desde que iniciaram uma sequência de aumento, os estoques do minério do Brasil nos principais portos da China já subiram quase 13%, segundo a consultoria.
. Em dezembro, as exportações de minério de ferro do Brasil atingiram 34 milhões de toneladas, um volume perto de um recorde histórico. No entanto, alguma redução das entregas do Brasil ao país asiático pode ocorrer no próximo mês, por conta das chuvas que afetaram as atividades em minas e ferrovias do Sudeste, na semana passada.
Na última quarta-feira, sindicados de trabalhadores de Minas Gerais disseram que as operações de mineração voltaram à normalidade. Os estoques totais de minério de ferro importado nos portos chineses subiu 1,06 por cento nesta semana, para 98,41 milhões de toneladas, no terceiro aumento semanal consecutivo, segundo a Mysteel.
. Os preços do spot na China, maior consumidor de minério do mundo, caíram esta semana, com a desaceleração das atividades de trading antes o feriado do Ano Novo Lunar. O minério com 62 por cento de ferro recuou 0,1%, para 139,70 dólares por tonelada na quinta-feira, menor valor desde 4 de janeiro, de acordo com o Steel Index.

Nenhum comentário: