20 janeiro 2012

Financiamento da educação: desafio que perdura

No Vermelho:
Investimento público em educação fica em 5,1% do PIB em 2010
. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou em seu portal na internet os dados do investimento público em educação de 2000 a 2010. As estatísticas apresentadas demonstram que o investimento público alcançou 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2010 – aumento de 1,1 ponto percentual nos últimos dez anos.
. Desde o início da série histórica produzida pelo Inep, o patamar do investimento público em educação em relação ao PIB cresceu de 3,9% em 2000 para 5,1% em 2010. Isso significa que, em uma década, o Brasil ampliou em 1,2 ponto percentual do PIB os recursos aplicados em educação.
. Em 2010, o patamar ficou praticamente em relação ao ano anterior, pois o crescimento foi de 0,1 ponto percentual. Os dados serviram de instrumento para entidades, como a União Nacional dos Estudantes, reforçarem a defesa da proposta da aplicação de 10% do PIB em educação.
. A definição vai se dar na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que está em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto apresentado pelo governo previa o aumento dos gastos em educação até que se atinja 7% do PIB no prazo de dez anos – um incremento de 1,9 ponto percentual em relação ao patamar atual.
. Leia mais http://goo.gl/fQANb

Nenhum comentário: