21 janeiro 2012

Por e-mail, mais opiniões

Chance para quem é competente
De Maria José Feitosa: “Todo dia a gente vê falar que Pernambuco está bombando e vai ter oportunidade para todos, mas a verdade é que só tem vez quem é considerado ‘qualificado’, que já passou por outros empregos ou que tem diploma de curso técnico. Acho isso uma injustiça.”
.
Injustiça não é bem o termo, Maria José. Na verdade, estamos pagando caro pelas mais de duas décadas perdidas em nossa economia, que começamos a superar a partir do governo Lula. Deixávamos de formar mão de obra qualificada porque não havia projeto de desenvolvimento que se apoiasse em nossas próprias potencialidades. Agora há um grande esforço de capacitar as pessoas, inclusive aqui em Pernambuco. Mesmo assim, há também uma faixa de oportunidades para o primeiro emprego.

*

Educação em primeiro lugar
De Angela Carneiro: “Educação, meu caro deputado, para mim é a solução para fazer o Brasil de verdade uma grande nação e com apenas pouco mais de 5% do PIB investido na área ficamos a ver navios...”.
.
Angela, nossa luta é de imediato 10% do PIB para a educação. E quando tivermos aferindo recursos provenientes da exploração do petróleo e gás da camada do pré-sal, chegar próximo de 50% para educação, ciência e tecnologia.

Nenhum comentário: