14 abril 2012

Assim caminha a ciência

Ciência Hoje online:

Preâmbulo da revolução copernicana
Em 1512, muito antes de lançar a obra em que apresenta o sistema heliocêntrico, Nicolau Copérnico fez circular entre colegas um manuscrito em que apresentava a primeira descrição dessa nova teoria. A importância desse documento é lembrada na seção Memória da CH.
. O polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) frequentou várias universidades europeias, tendo estudado medicina, direito canônico e economia. Mas sua paixão era a astronomia. Na história da evolução do conhecimento científico, Copérnico tem lugar de destaque, graças à sua obra De revolutionibus orbium coelestium (As revoluções dos orbes celestes). Em contraposição ao sistema geocêntrico, então em vigor, De revolutionibus apresentou o sistema heliocêntrico, desencadeando a chamada revolução copernicana.
. A obra foi publicada em 1543, mas as ideias de seu autor sobre o novo sistema estavam sendo gestadas havia muito tempo. Por volta de 1512, ele fez circular entre colegas um pequeno texto manuscrito, em latim, conhecido hoje como Commentariolus. Nessa obra de poucas páginas, Copérnico faz a primeira descrição de sua teoria heliocêntrica. Por conter dados que permitem analisar a formação e evolução do pensamento astronômico copernicano, o documento tem grande valor histórico.
. Leia a matéria na íntegra http://goo.gl/O5htf

Nenhum comentário: