05 abril 2012

Comissão da Verdade: a visão do amigo Colares

Por Tadeu Colares, via e-mail:

Venho acompanhando pela WEB e imprensa em geral, os lentos 'desdobramentos' da Comissão da Verdade. Mas é pelo viomundo.com.br que tenho encontrado ultimamente informações mais fortes e consistentes. Nesta semana encontrei a "lista dos 233" torturadores. Há outra de 433...Ainda temos a do Tortura Nunca Mais da CNBB. Estranhei haver somente uns três ou quatro de Pernambuco e só militares!?. Ora, e onde estão os do DOPS/CODI? Tenho um exemplo de um que conviveu comigo em Fortaleza quando ainda criança. Descobri por puro acaso quando certa vez, em férias em Fortaleza, minha mãe me disse "sabe, Tadeu, Fr.. filho de nosso vizinho mora em Recife; é escrivão do DOPS de lá...". Falou de uma forma ingênua que parecia uma promoção da figura. Gelei... eu já ouvira falar desta figura macabra através de pessoas daqui e se não me engano pela imprensa. Esta figura assistia as torturas e fazia a "transcrição da ouvidoria”... Só que não havia ligado àquela outra figura de infância...como as pessoas mudam...

Então agora me veio a célebre frase cuja autoria há controvérsias: "falta alguém em Nuremberg". E por que não, levar os torturadores ao Tribunal Internacional de Haia e ressuscitar o Tribunal de Nuremberg? Já que nosso STF os considerou totalmente anistiados, muito embora os tribunais internacionais considerem que crimes de tortura e sequestro não prescrevem nunca!

Em várias cidades do Brasil, nesta semana, jovens foram às ruas denunciar os torturadores que ainda estão vivos... Fortaleza deu um exemplo. E o Recife? Cidade revolucionária, mas não "ingrata", vai ficar em branco? A UBES e a UMES, não existem mais? E os partidos de esquerda não vão se mexer? Será que nossa juventude ficou tão apática assim? Não ouço vozes, nem pela imprensa. Tadeu, meu xará, faça uma visita por lá, mostre como era no "nosso tempo”... (sem saudosismo). Ou estou enganado? A caravana passou e eu não vi? Se preciso for estou pronto para dizer "presente!". Com certeza ainda temos remanescentes torturadores de 60; 70 e 80 que perambulam pelo Recife como fantasmas a nos torturar pelas suas presenças incólumes... É hora de dizer "não passarão...a verdade prevalecerá". Quem viver, verá! Veremos nós?

Nenhum comentário: