21 abril 2012

Seminário 90 anos

No Vermelho:
PCdoB reafirma identidade e marxismo-leninismo  
“Este Seminário – PCdoB 90 Anos: história, legado, lições e alternativa socialista – é o último evento da série comemorativa do 90º aniversário do Partido. Realizamos no mês de março um grande ato político e cultural no Rio de Janeiro, uma Sessão Solene do Congresso Nacional em Brasília, uma exposição iconográfica da história do Partido, um Programa Nacional de Rádio e TV que foi ao ar em rede nacional”, disse o rpesidente nacional do partido, Renato Rabelo, na abertura do evento nesta sexta (20), em São Paulo.

Renato expôs os objetivos do seminário: analisar e debater a história do PCdoB e discutir acerca da perspectiva contemporânea do socialismo, no contexto da grave crise estrutural do capitalismo, e retirar lições fundamentais da rica experiência do Partido.

“Consideramos ser o PCdoB atual a resultante dessa extensa história de nove décadas. Hoje o PCdoB é a expressão do imenso legado transmitido pelas sucessivas gerações que conformaram a história do Partido Comunista do Brasil” – disse o presidente nacional ao reivindicar o conjunto da história de 90 anos do Partido, cujo legado está nas mãos do PCdoB.

Rabelo referiu-se ao documento sobre a história do Partido, aprovado há poucos dias pelo Comitê Central, destacando a contribuição que os comunistas deram para a construção do Brasil e ressaltou: “Não se pode entender a história do Partido Comunista do Brasil sem entender a história do Brasil, mas também não se pode entender a história brasileira sem ter em conta a ação dos comunistas”.

Renato fez uma defesa enfática da identidade comunista, da ideologia marxista-leninista e do caráter de classe do Partido. “O PCdoB afirmou-se como uma corrente marxista-leninista – tendência revolucionária de interpretação e aplicação do pensamento de Marx no século 20. Reafirmou sempre sua identidade comunista e o seu caráter de classe como partido da classe trabalhadora e do povo. Para isso, sublinhamos dois marcos decisivos na sua história: a reorganização do Partido Comunista do Brasil em 1962 e a reafirmação do caminho revolucionário e da sua identidade comunista no triênio 1989 – 1991, marcado pela queda dos governos no Leste europeu e pelo fim da União Soviética.

Por fim, o presidente do PCdoB, destacou que atualmente o partido está em expansão, com elevado prestígio e influência entre os trabalhadores e o povo. Um partido que manteve seu rumo, conseguiu formular uma linha básica coerente com sua perspectiva histórica transformadora, na via do socialismo para as condições peculiares do Brasil.

Cerca de duzentos quadros do PCdoB acompanham atentos as intervenções de José Luís Del Royo, Marly Viana, João Quartim de Morais, Aldo Rebelo, Haroldo Lima, Renato Rabelo e representantes dos Partidos Comunistas do Vietnã, Cuba e China, além do PSUV venezuelano. O seminário prosseguirá também no sábado. No encerramento será lançado o livro com o documento aprovado pelo Comitê Central sobre a história do Partido.

Nenhum comentário: