10 junho 2013

Conferência de Meio Ambiente em andamento

No Blog de Jamildo:
Prefeitura do Recife faz consulta popular sobre destinação do lixo 

A partir desta terça-feira (11) a Prefeitura do Recife realiza reuniões preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O tema é "Resíduos Sólidos e Sustentabilidade". A PCR tem encontros nas seis Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade. O primeiro encontro é na RPA-1, às 18h, no antigo Colégio Nóbrega, na Boa Vista.

Os encontros se estendem pelos meses de junho e julho, totalizando oito reuniões preparatórias para a conferência - uma em cada uma das seis RPAs e mais duas com setores da sociedade civil organizada. "A mudança para uma realidade mais sustentável requer um grande envolvimento popular e é isso que estamos buscando na 2ª Conferência", afirmou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

De acordo com Cida Pedrosa, a conferência municipal, que antecede as etapas estadual e nacional, busca possibilitar que a sociedade se conheça melhor as compromissos estabelecidos nos planos locais e regionais, além de que todos possam contribuir para sua implantação. "Não basta a coleta e um bom plano de gestão. Temos que repensar o tipo de consumo que fazemos. Além disso, é preciso ter a consciência do desperdício que se faz ao colocar artigos recicláveis para serem enterrados. Esses materiais devem voltar para a cadeia produtiva, gerando renda a quem mais preciso e benefícios para o meio ambiente. Esse ciclo só se concretizará se for construído conjuntamente", acrescentou.

As reuniões preparatórias visam contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), elaborar estratégias de mitigação dos impactos ambientais decorrentes dos resíduos e identificar soluções para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo.

A primeira reunião, nesta terça-feira (11), com a população da RPA-1, é das 18h às 21h na Utec Boa Vista (o antigo Colégio Nóbrega), na Avenida Oliveira Lima. O encontro com a RPA-2 é na terça-feira (18), no mesmo horário, na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), na avenida João de Barros, bairro da Encruzilhada.

Também das 18h às 21h, na terça-feira 2 de julho, é a vez da RPA-3. O encontro acontece na Escola Dom Bosco, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela. Na semana seguinte, também numa terça-feira (9), a RPA-4 recebe o encontro no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, bairro da Madalena. O encontro é no mesmo horário dos demais.

Na quinta-feira 18 de julho a reunião acontece na RPA-5, na Escola Castelo Branco, na avenida Dr. José Rufino, em Tejipió. O horário é o mesmo, das 18h às 21h. A RPA-6 tem o encontro na terça-feira 23 de julho, na Escola Maria Sampaio de Lucena, na Avenida Pernambuco, na UR-01, Ibura.

As duas últimas reuniões, com a sociedade civil organizada, acontecem no dia 12 de julho. Pela manhã com o segmento empresarial e à tarde com representantes de entidades, associações e sindicatos.

Dos encontros preparatórias, serão eleitos 109 delegados para participar da 2ª Conferência, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, nos dias 30 e 31 de julho. A PCR será representada por 61 delegados. Os governos Estadual e Federal contarão, cada um, com dez pessoas que terão direito a voz e voto durante o evento.

Só em 2012 o Recife produziu 796 mil 274 toneladas de lixo. A média é de 2,5 mil toneladas de lixo por dia. Em março de deste ano a PCR aderiu ao Plano de Resíduos Sólidos do Governo de Pernambuco, que contém as principais diretrizes sobre políticas públicas para a área. A prefeitura também deu início à construção de um galpão de triagem de resíduos recicláveis no Arruda. A previsão é que o equipamento seja usado por cerca de 100 famílias de catadores.

Nenhum comentário: