13 junho 2013

Ex-presidente confiante

No Valor Econômico:
Para Lula, “um sobressalto ou outro” não tira país do crescimento

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), que “um sobressalto ou outro” na economia não vai tirar o Brasil “do caminho do crescimento e da distribuição de renda”.

Ele afirmou ainda que tem a “convicção” de que a presidente Dilma Rousseff (PT) “jamais vai permitir a volta da inflação”. Também disse que, embora esteja “mais otimista” com a economia agora do que quando ocupava a Presidência da República, não se sente animado a voltar ao cargo.

Palestrante de encerramento do III Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia (FALP), Lula disse que “algumas pessoas têm memória curta” quando criticam os patamares atuais de inflação. “Eu estava dentro de uma fábrica e não faz muito tempo quando a inflação era de 80% ao mês”, afirmou, referindo-se ao índice registrado na década de 1980, durante o governo do ex-presidente José Sarney (PMDB).

“Hoje você tem inflação de 5,8% ao ano [em 2012 o IPCA somou 5,84%] e aqueles que foram responsáveis pela inflação de 80% ao mês estão incomodados”, disse o ex-presidente. Mas ele também ressalvou que é “lógico” que quanto menor for o índice, melhor para os trabalhadores, “porque só quem perde com a inflação é aquele que vive de salário”.

Segundo o ex-presidente, Dilma “é muito responsável” e “neste país não se brinca com a responsabilidade fiscal”. “Neste país não se gasta mais do que se ganha”, completou.

Para Lula, “o Brasil e os brasileiros não têm que ter preocupação”, pois a economia do país é “sólida” e daqui a “alguns anos” será a 5ª maior do mundo. “Poucos países do mundo têm perspectiva de futuro garantido como o Brasil, que tem a quantidade de obras que estão sendo colocadas para licitação, que tem todo um pré-sal a ser explorado, que tem um potencial de crescimento do mercado interno e de explorar os mercados emergentes”, disse Lula.

Nenhum comentário: