30 junho 2013

Dados pesquisa merecem atenção

Leio no Valor Econômico que “a maior perda de popularidade da presidente Dilma Rousseff ocorreu dentro da camada mais pobre da população, indica levantamento do Datafolha publicado neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo. Entre aqueles que ganham até cinco salários mínimos, a aprovação despencou 30 pontos em relação à pesquisa anterior feita pelo instituto na primeira semana de junho. No início do mês, a gestão Dilma contava com 58% de respostas positivas nessa faixa de renda. Na nova pesquisa, só 28% dos brasileiros que ganham de 2 a 5 salários mínimos consideraram bom ou ótimo o governo. Entre os mais pobres, o índice de ruim e péssimo saltou de 8% para 25%. Já aqueles que consideraram o governo regular subiu de 33% para 44%.

No mínimo esquisito que assim aconteça, pois trata-se justamente da camada da população mais beneficiada pelas políticas públicas na década, inclusive no governo Dilma.

Este e outros aspectos da pesquisa devem ser analisados com atenção. Melhor ainda quando vierem resultados que se prevê semelhantes dos demais institutos de pesquisa.

Nenhum comentário: