05 junho 2013

Homem-natureza-desenvolvimento

Ciência, música e poesia pela sustentabilidade
Luciano Siqueira

Publicado no Blog de Jamildo (Jornal do Commercio Online)

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente com iniciativas as mais diversas, promovidas por inúmeras instituições, aqui e mundo afora.

Cá na província, se destacam a Prefeitura do Recife e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), combinando ciência e tecnologia com a arte e a poesia – sinais de empreendedorismo inovador e de fé no desenvolvimento com sustentabilidade ambiental.

A Fiepe promove o mapeamento de gases do efeito estufa e estudos para redução dos impactos ambientais gerados pelo setor produtivo. Anuncia que já são 15 empresas participantes do inventário de emissões de gases de efeitos estufa, utilizando a metodologia GHG Protocol Brasil, chancelada pela Fundação Getúlio Vargas para medir os impactos originados pela atividade industrial. Semana passada, 11 empresas do setor de cerâmica e materiais de construção situadas nas regiões Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, foram certificadas com o inventário, condição prévia para que as indústrias possam elaborar projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, está em curso o inventário em outras quatro empresas dos setores de cerâmica e gesso no estado.

Já a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promove o plantio de 200 mudas nos bairros da Iputinga e Cordeiro, que recebem tratamento paisagístico com grama e Palmeiras de Manila. À noite, no Teatro de Santa Isabel, dá o ponto de partida da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com apresentação especial da Banda Sinfônica do Recife e recital de poesia.

A 2ª. Conferência Municipal de Meio ambiente tem como tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. Durante junho e julho, acontecerão oito reuniões preparatórias entre os meses de junho e julho, incluindo dois debates com ONGs e empresas. Em cada uma das seis Regiões Político-Administrativas (RPA) da cidade será realizada uma pré-conferência, de modo a mobilizar parcelas as mais amplas da população na discussão do tema. O ciclo de se concluirá com a plenária conclusiva, em 30 e 31 de julho.

A questão de fundo é a possibilidade do desenvolvimento com sustentabilidade ambiental. Numa visão transformadora, desde Marx e Engels, em meados do século 19, já se discutia que o homem, como matéria racional, é parte integrante e indissociável da natureza e por isso mesmo tem o dever de preservá-la e transmiti-la às gerações futuras, em bases mais elevadas do que as da atualidade. A degradação da natureza não é intrínseca e inexorável, um mal da Humanidade em si; tem tudo a ver com o modo de produção dominante, orientado para o lucro máximo. A busca da sustentabilidade como parte de um projeto nacional de desenvolvimento se impõe no atual estágio da sociedade brasileira, livre do preservacionismo estéril e da desregulação destrutiva. Com um olhar num futuro de verdadeiro progresso econômico e social.

Bandeira de luta que deve ser exaltada sim, com música e poesia – além do debate esclarecedor e da tomada de decisões consequentes.

Nenhum comentário: