13 junho 2013

Embaraço de quem torce contra

A variável tempo no roteiro das oposições
Luciano Siqueira

 
Outro dia, ao ser ungido na presidência nacional do PSDB, o senador Aécio Neves repetiu o velho adágio: “a política é a arte de administrar o tempo”. Getúlio Vargas fez afirmação semelhante, em diversas oportunidades, em resposta a correligionários que lhe pressionavam a assumir determinada postura diante de situações que lhes pareciam maduras para que o líder gaúcho desse um passo adiante em sua trajetória rumo a poder central.
Óbvio que a variável tempo pesa em qualquer circunstância da existência humana – na ciência, nos negócios, no amor e principalmente na luta política. Contribui para o amadurecimento de determinado cenário, seja quanto ao acúmulo de forças pelas partes litigantes, seja quanto à viabilidade de certas proposições em resposta aos desafios da realidade presente.

A digressão serve, neste caso, para dimensionar a empreitada indigesta em que está metido o senador mineiro, provável candidato tucano à presidência da República, assim como as demais correntes de oposição, tendo em vista o embate presidencial de 2014.
Dados de diferentes institutos de pesquisa, com ligeiras variações, atestam a expressiva base de apoio da presidenta Dilma, sobretudo junto às camadas assalariadas e mais pobres da população. Apoio resultante do progresso social objetivamente alcançado na última década, na esteira da expansão das oportunidades de trabalho, do emprego formal e do acesso ao mercado de consumo, que beneficia milhões de brasileiros.

O desempenho sofrível da economia em 2011 e 2012 e a recuperação lenta do início deste ano animam os oposicionistas de variados matizes na expectativa de que a situação piore e atinja a condição de vida da maioria – justamente as chamadas “classes” C, D e E (assim consideradas pelos critérios mercadológicos dos institutos de pesquisa). “Enquanto o emprego e a renda não forem afetados, a presidenta Dilma continuará forte”, reconhecem os próceres oposicionistas e analistas da grande mídia.

“E dará tempo?”, pergunta um deles, em debate radiofônico. Ou seja: as oposições precisam administrar o tempo, no sentido de que a economia fracasse e os assalariados sofram, pois só assim terão base objetiva na qual possam introduzir um discurso crítico realmente aderente na maioria do eleitorado. Por ora, o cardápio oferecido pelas oposições se circunscreve às elites e a apenas um segmento da opinião pública presumivelmente interessado. Mesmo a cantilena inflacionária, que o noticiário cuida de apresentar como fantasma hediondo, não chega aos que vivem do próprio trabalho e têm em elevada conta as melhorias obtidas desde a assunção de Lula à presidência da República e que seguem com Dilma.

Em outras palavras, na falta de uma proposta programática alternativa que corresponda às necessidades reais da Nação e do povo, os que se postam no lado contrário ao projeto político vigente esperneiam em busca de um desastre, sem o que dificilmente endurecerão o pleito presidencial, mesmo com o estardalhaço midiático a seu favor. 
Leia mais sobre ciência, arte, humor, política, economia  e cultura clicando aqui http://migre.me/dUHJr


Nenhum comentário: