27 julho 2015

Reagir é preciso

Tramam um golpe e ele não passará

Haroldo Lima*, no portal Vermelho

A situação política brasileira evolui por caminhos inesperados, tortuosos e preocupantes. Núcleos em posições de Poder confrontam-se com o governo, e planejam desbanca-lo. O afastamento da presidenta da República é objeto de especulação, colunas de jornais tratam do tema abertamente, nomes de políticos são citados para sucedê-la.
Como não há fatos jurídicos para permitir o afastamento da presidenta dentro da lei, procura-se produzir feitos que justifiquem um “impeachment”. É um ardil torpe. É a “direita” na ofensiva.

Esse quadro vem se formando do início do ano para cá, incentivado pela inconformidade dos que perderam a eleição presidencial, pelas dificuldades advindas da crise internacional do capitalismo, pelos erros do Governo e pela gravidade da corrupção descoberta. Não há sombra de dúvida que problemas subsistem. Mas o dramático é pretender enfrenta-los rompendo com a democracia, a duras penas conquistada.

Percebe-se que um golpe vem sendo urdido pacientemente por setores oposicionistas-judiciais-midiáticos, passo a passo, para asfixiar a democracia e varrer a Constituição que chamávamos de “cidadã”.

Para os que testemunharam o golpe de 1964, como eu, e resistiram à ditadura na clandestinidade, na cadeia e na tortura, os inconformados de hoje procedem irresponsavelmente, como se estivessem fazendo piquenique na cratera de um vulcão. O golpe de 1964 foi rude com a democracia e a Nação brasileiras, mas tragou também os que o apoiaram de início.

Hoje, não se vê militares na trama que se gesta. Por enquanto. O golpe seria “moderno”, no estilo do ocorrido no Paraguai, em 2012: sem canhões, com juízes; sem tropa, com delegados, tribunais de contas, apoio midiático e “representantes do povo”, temerariamente dispostos a afastar governo legal com pretextos vis.

Nesse período recente, a Nação teve seu tecido social esgarçado por contínua, longa, unilateral e exacerbada exposição de problemas e defeitos. Tudo era creditado a uma só corrente política e a alguns líderes. Resultou no despertar do rancor, do desrespeito e do ódio. Os preconceitos foram sublimados, sendo deprimente a estupidez com que se tem investido contra a presidenta por ser mulher. Uma vergonha.

O golpe ousadamente tramado não passará. O povo que se levantou no Araguaia, que derrotou a ditadura, que fez as “diretas já” não aceitará golpe algum. O Brasil é muito, mas muito mais complexo que o Paraguai.

Todo um corpo de ideias atrasadas brota, como ervas daninhas, especialmente na Câmara dos Deputados. Um conservadorismo raivoso ali avança. Estava certo o Departamento Intersindical de Assistência Parlamentar, o Diap, quando disse que “esse Congresso é o mais conservador desde 1964”.

Embalado em tanto reacionarismo, a Câmara vem impondo à Nação uma agressiva pauta retrógrada, onde estão: a terceirização de atividades-fim; o financiamento empresarial das campanhas eleitorais; uma legislação repressora para a comunidade LGBT; restrições aos direitos dos homossexuais; redução da maioridade penal. De passagem, o Estado laico é desrespeitado, a intolerância religiosa é fomentada.

A redução da maioridade penal pode desorganizar nossa legislação. Atualmente, jovens com 16 anos não podem consumir bebida alcoólica, comprar cigarro, dirigir carro ou ônibus, ser submetido a atividades insalubres ou noturnas. Se esses menores já são maiores para efeito da lei penal, como seriam menores para outros fins? Juridicamente isto não se sustenta, já dizem especialistas.

A marcha ascensional dos povos não é retilínea, nem irreversível, tem altos e baixos, comporta recuos. Mas o grave, o perigoso, é quando maiorias ocasionais comportam-se como predestinadas e enchem-se da pretensão de moldar a sociedade à sua imagem e semelhança. Aí os recuos vão se repetindo, se generalizando e se consolidando. As posições contrárias vão sendo reprimidas. Na história recente da humanidade isto deu no fascismo.

Protestar é preciso, denunciar os golpistas é imperioso, desmascará-los é vencê-los.

O grande dramaturgo alemão Bertolt Brecht, e antes dele o poeta russo Maiakovski, em famosos poemas, mostraram o risco que as sociedades correm quando, ante o avanço do obscurantismo, não protestam desde o início. Quando resolvem protestar, já é tarde.
*Haroldo Lima foi representante da Bahia na Assembleia Nacional Constituinte (1987 a 1988), ex-deputado federal e membro do Comitê Central do PCdoB.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD 

Um comentário:

Anônimo disse...

Muitas pessoas escreveram artigos sobre como eles foram ajudados, mas sou muito grato a esse grande homem que trouxe meu ex-marido de volta para mim. Este testemunho é uma história verdadeira e meu nome é Alice. Quando entrei em contato com esse homem, também estava através de um testemunho escrito sobre ele ajudando na cura do vírus do herpes e também encontrei muitos testemunhos de como ele tem ajudado outras pessoas em sua vida: Voltar com um ex é um dos sentimentos mais íntimos e íntimos que muitas pessoas gostariam de ter. experiência especialmente porque essas memórias com nosso ex sempre obscurecem nossa mente quando alguém faz algumas daquelas coisas que nosso ex costumava fazer, eu era mãe solteira de dois meninos por quase 6 anos e, embora meu ex-marido não estivesse comigo e filhos, eu ainda desejo que um dia ele volte para mim. Este médico que encontrei conhecido como Dr. Fayosa me ajudou com meus desejos e estou feliz em escrever neste site que meu ex-marido está de volta comigo e estou muito feliz em compartilhar o testemunho. com todo mundo para t Como eles também podem conhecer esse ótimo médico e resolver seus problemas, eu não sei o que os outros podem sentir em ter seu ex de volta à vida, mas eu sempre sei que há uma bênção disfarçada com apenas uma única conexão com um ex. , Se você quiser voltar com sucesso ao seu ex ou enfrentar um problema de infertilidade, entre em contato com este grande homem, Dr. Fayosa, no endereço de E-mail é (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou diretamente no whats-app +2348151918774