31 julho 2015

Meio ambiente & sustentabilidade

Jardim Botânico do Recife entre os melhores do Brasil

O Ministério do Meio Ambiente acaba de subir a classificação do equipamento municipal, da categoria “C” para “A”. A medida reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando à preservação da flora brasileira. A novidade será anunciada durante as comemorações do aniversário de 36 anos de fundação do jardim neste sábado (1º), a partir das 9h. A festa contará com atividade de arte-educação, corte de bolo, lançamento de revista científica e apresentação cultural.

Para conquistar o novo patamar, o Jardim Botânico, equipamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, precisou atender às 16 exigências da resolução 339 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A legislação define regras para criar esse tipo de equipamento e normatiza suas atividades. De acordo com ela, os espaços têm uma função estratégica dentro do programa de conservação da flora nacional, devido a suas coleções de plantas, trabalhos de reflorestamento, ações educativas e pesquisas feitas pelo seu corpo técnico.

“A mudança de categoria do jardim é fruto de uma séria de investimentos e de trabalhos realizados por nós desde 2013. Primeiro, fizemos uma grande reforma física no equipamento que deu vida nova a ele. Depois, passamos a incentivar e estruturar melhor as atividades de pesquisa e produção de conhecimento. Tudo isso nos levou a ser reconhecido como um guardião do patrimônio natural não só da cidade como do Brasil”, explica a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa. (Do site da PCR).
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: