16 julho 2015

As ideias fluem

A Roda de Conversa gira – e as opiniões seguem. A propósito do meu artigo ‘Timidez ou nível de consciência’ (em que me inspirei numa questão levantada na última Roda de Conversa), publicado no Blog da Folha, em meu blog e aqui, dois comentários instigantes:
* Silvia Reis, professora: “Sobre o artigo ‘Timidez ou nível de consciência? ’, acrescentaria, preguiça mental. Com tanta informação disponível, porque um nível de consciência tão raso? Não! Não estamos tímidos e sim despreparados para enfrentar a crise que não é só política, mas de paradigmas. Arrumar a casa vai levar um tempo ainda e muitas dores. Só sobreviverá aquele que fizer diferentes, pensar diferente e agir de forma local e global. Cooperação entre os diferentes segmentos da sociedade, colaboração entre as políticas públicas e privadas, compaixão entre as camadas sociais... e educação. É como não entendo nada de política, mas preciso aprender a entender digo: Um dos problemas para a educação – e digo mais: para o desenvolvimento do País – é a falta de curiosidade, a preguiça mental.
*Márcia Branco, arquiteta: “Não consideraria timidez, mas ausência de politização da população durante as gestões do PT. Os ganhos aconteceram, a população mais pobre entra no mercado de consumo, mas não consegue absorver nem refletir sobre o q possibilitou essa ascensão. Ninguém se dispôs a alimentar essa dinâmica. Da mesma forma, a classe média que, cumpre p seu papel de sempre, sem refletir, ir no rastro dos mais ricos. Mas acredito q algo já se move nessa juventude... Ouço ‘gritos’ ao longe...”

O debate continua...

Nenhum comentário: