01 dezembro 2015

Curva etária e desenvolvimento

Feito propaganda de vodka

Luciano Siqueira, no Blog da Folha

Se você tem mais de quarenta anos certamente lembra daquela propaganda da vodka: "eu sou você amanhã". Pois está na hora de olharmos o idoso com essa perspectiva, mesmo quem nem chegou ainda aos trinta. Ou aos vinte.
Parece brincadeira. Mas não é. Vem a propósito de dois dados importantes de nossa realidade. Uma espécie de progressivo envelhecimento da população brasileira (cerca de 20 milhões com 60 anos e mais), na esteira do aumento da esperança média de vida e da redução da taxa de natalidade; e, no outro extremo, o drama da juventude, precocemente lançada a um mercado de trabalho que lhe é hostil, condenada à baixa escolaridade.
Estudos demográficos revelam o crescimento tendencial da população idosa no Brasil. Média de vida hoje estimada em 67 a 72 anos, entre as camadas mais abastadas - embora permaneça entre 40 e 50 anos em camadas e regiões de baixa renda, os denominados bolsões de miséria.
Porém, a exemplo das chamadas sociedades industriais avançadas, aqui vale quem produz para que o capital se reproduza. É a lei objetiva do capitalismo. Os mais velhos são relegados ao esquecimento ou à marginalização - mesmo entre os ricos. Nas cidades médias e grandes, a competição desbragada e o incremento da violência rebaixam os padrões de sociabilidade e condenam as pessoas a uma espécie de autoconfinamento, à solidão. Ou seja, sofrimento individual e perda social — pois a experiência acumulada pelos idosos, da maior importância na formação de novas gerações, é simplesmente jogada fora.
De outra parte, embora se saiba que nível de escolaridade não significa necessariamente oportunidade de trabalho, quanto menor o grau de instrução formal mais vulnerável estão as pessoas ao desemprego e à marginalização. Por isso, vale observar um dado do Mapa da Juventude Brasileira, pesquisa realizada pelo Instituto Cidadania: há mais jovens de 15 a 24 anos pelejando no mercado de trabalho (76%) do que nas salas de aula (64%). A juventude vai muito cedo à luta, submetendo-se a relações empregatícias instáveis, predominantemente informais, sem tempo para estudar. Um retrato do que serão as novas levas de idosos amanhã.
A conclusão óbvia é a necessidade de políticas governamentais específicas para as duas faixas etárias — feito o Estatuto do Idoso, sancionado pelo presidente Lula em outubro de 2003; e o projetos para a juventude nas três instâncias federativas.
Mas há outra conclusão inevitável. A de que tais políticas públicas específicas terão sempre alcance limitado enquanto não retomarmos plenamente o crescimento econômico e o alargamento da oferta de postos de trabalho. Políticas compensatórias em tempos de retração econômica são muito necessárias, jamais suficientes.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: