07 abril 2007

Mudanças climáticas podem atingir os mais pobres

Na Folha Online:
OMS prevê aumento de desnutrição e doenças por mudanças climáticas
. A OMS (Organização Mundial de Saúde) alertou hoje que as mudanças climáticas esperadas por cientistas devem levar ao crescimento das ocorrências de desnutrição e de doenças infecciosas e respiratórias, com efeitos sobretudo para as crianças.
. Em comunicado divulgado hoje, a OMS usa, como "primeiro exemplo alarmante", a morte de 35.000 pessoas na Europa por causa da onda de calor em 2003. O alerta da OMS pode ser visto como um comentário ao relatório divulgado hoje pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática.
. A organização, que também participou da elaboração do relatório, acrescentou que pode ser esperado um aumento das mortes e ferimentos provocados fenômenos meteorológicos extremos como inundações, tormentas e ondas de calor. A carência de alimentos, pelos desastres climáticos, ainda deve levar ao incremento da incidência de diarréia e outros problemas relacionados com a alimentação, alerta o órgão.
. Além de advertir para o crescimento da incidência de problemas respiratórios, com as crescentes concentrações de ozônio na atmosfera, a OMS estima que, por outro lado, as mudanças climáticas podem reduzir a ocorrência de mortes provocadas pela exposição ao frio.

Nenhum comentário: