17 setembro 2011

Touceiras de fios incomodam

Mobilidade esquecida!
Tadeu Colares, por e-mail


Há um verso de Claudio Rabeca que diz "herança de um tempo perdido... herança, olhar esquecido." Por "analogia invertida", digo, temos uma herança esquecida, um tempo perdido, uma mobilidade esquecida...•.

Temos, há muito tempo, uma "herança maldita", uma "herança de um tempo perdido" "um olhar esquecido" pela cidade que teima em permanecer ao longo das administrações dos diversos gestores do Recife e do Estado. Desde a década de 80 o Brasil domina a tecnologia da fibra ótica conquistada pela Telebrás.

Então eu pergunto: por que as empresas de telefonia e CELPE, insistem em espalhar pelas nossas ruas essas touceiras de fios telefônicos e elétricos? Um atentado estético e ao bom gosto.

Essas excrescências já deviam ter sido extirpadas de nossas ruas e avenidas, e descerem para o subsolo como ocorre em toda cidade, modernas ou antigas, onde houve essa preocupação estética e pratica de seus gestores. Dessa forma se evitaria, a cada nova instalação essa buraqueira que inferna a vida de motoristas de todo tipo de transporte.

Ora é inaceitável que se continue a expandir as redes elétricas e telefônicas dessa forma sem qualquer controle ou exigência maior dos órgãos ditos públicos. Isto é o que chamo não de mobilidade, mas de imobilidade, a cada dia cercando todo o Recife sufocando e enfeando a cidade.

O bairro de Boa Viagem durante muito tempo era a única região do Recife que escapava dessa onda antiestética. Hoje é aquela loucura de fiação por todo os lado Por que isto!? Que órgão público devia controlar isto?

Em certas ruas lembram as raízes dos benjamins, infiltrantes e avassaladoras. Ainda há tempo de se fazer essa correção e deixar uma melhor herança para nossos netos e uma melhor impressão para os turistas de todo o mundo que transitarão na Copa do Mundo.

Taí um "belo" problema, essa mobilidade esquecida a ser enfrentada pelo Estado e Prefeitura. Toda a Cidade agradece.

Quem viver verá!?

Nenhum comentário: