01 abril 2013

Por e-mail, sobre o Bairro do Recife

Minhas impressões sobre o Recife Antigo num domingo pela manhã
Zanzul Alexandre

Fui sem muita expectativa, afinal o que um bairro pelo qual passo todos os dias para trabalhar teria de diferente para me apresentar?

Há pouco mais de um ano moro no centro do Recife, e como todo morador do centro, pela primeira vez senti que não vivo a cidade enquanto vivi na manhã de hoje.

Colocar o centro da cidade à disposição dos recifenses me deu uma visão privilegiada do Bairro do Recife.

Ver os prédios no detalhe sem a preocupação de ter um carro por perto, ou ser surpreendido por uma buzina, me fez ver o Recife e apreciar as paisagens com calma e segurança.

Assim como eu, os meus amigos também perceberam essa "cidade diferente" que trouxe para quem estava no mesmo clima um ambiente de gentileza, onde as pessoas mesmo estando certas respeitam ainda mais os espaços. Vi uma coisa que também me chamou a atenção que era o cuidado com o outro, uma moça, por exemplo, deixou cair o fone de ouvido, de imediato a pessoa que vinha atrás pegou o fone do chão e foi em direção à moça sem muito alarde para devolver.

No Bairro do Recife a frase "gentileza gera gentileza" era quase que uma frase de ordem.

Tinha muita gente também com os adesivos e fitas da campanha "Eu amo Recife".

Iniciativa simples, mas que fez toda a diferença no domingo recifense e me deu outros olhos para ver a cidade.

Claro que ainda tem algumas críticas para se fazer, como por exemplo, colocar guardas da CTTU para orientar os motoristas que não sabem que no domingo o Bairro do Recife é fechado, para carros e motos e que seria importante ter pontos de apoio pra quem quiser poder tomar uma água ou fazer um lanche.

Eu e meus amigos fomos apreciar o Bairro do Recife de patins e foi bem legal.

Nenhum comentário: